1º emplacamento do carro pode ser feito de forma online, veja como
Saiba como realizar o 1º emplacamento do carro de forma online e veja o que é preciso para que isso seja possível; confira todos os detalhes!
Agora, o processo para solicitar o 1º emplacamento do carro pode ser feito de forma online no MS, graças a uma nova tecnologia proposta pelo Detran.
Com isso, a emissão de documentos como o CRLV – Licenciamento e a Autorização para Estampagem de placa também se tornam de mais fácil acesso.
Acompanhe o Garagem360 e entenda isso melhor!
Qual a importância do 1º emplacamento do carro?
Bem, a identificação de um automóvel é feita justamente através da placa do veículo. Através dela, é possível obter informações como:
- O ano de fabricação
- A origem do carro
- O dono do automóvel
- Entre diversas outras coisas
Dessa forma, o emplacamento é indispensável para todo e qualquer automóvel. Através da placa, também é possível verificar informações referentes à documentação do veículo e muito mais.
Assim, quando um carro sai da concessionária, uma das primeiras coisas a serem feitas é dar entrada no processo para realizar o 1º emplacamento.
Isso porque o veículo só estará apto para circular depois de estar devidamente emplacado.
Como solicitar o 1º emplacamento online?
Recentemente, o Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul lançou o serviço do 1º emplacamento totalmente online.
Com o objetivo de reduzir a burocracia e o tempo de espera, agora, a ferramenta está disponível para todos os condutores locais.
Para realizar o processo necessário, portanto, é preciso:
- Acessar o portal de serviços do Detran
- Confirmar o pré-cadastro
- Inserir as informações do proprietário
- Validar o protocolo
- Emitir a guia
- Finalizar o processo após o anexo dos documentos necessários
Para a opção de nova solicitação, será preciso ter em mãos as inforamções referentes ao chassi do automóvel, assim como o número da nota fiscal e a chave de acesso.
Aproveite e se informe ainda mais: CNH provisória: por quanto tempo é válida? Veja o que pode e não pode
O que acontece se rodar com o carro sem placa?
Rodar com o veículo sem placa é totalmente proibido. Por esse motivo, o condutor que flor flagrado nesse tipo de situação estará cometendo uma infração gravíssima.
Assim sendo, as penalidades incluem:
- Multa no valor de R$ 293,47
- Sete pontos somados à Carteira Nacional de Habilitação
- Apreensão do veículo
Além disso, em vigor desde 2023, o condutor que dirigir veículos sem placa ou com quaisquer alterações no chassi poderá ter arcar com uma pena de reclusão de 4 a 8 anos.
Aproveite para conferir: IPVA ISENTO para nova frota de carros antigos: o seu pode entrar na lista?