Veja quando é obrigatório substituir a placa do seu carro pelo modelo Mercosul

placa do seu carro é um dos itens mais importantes que ele tem. É através dela que torna-se possível identificar diversos pontos ligados tanto ao automóvel quanto ao responsável por ele.

Há não muito tempo, as placas do Mercosul se tornaram obrigatórias para os novos veículos que chegam por aqui, mas quando é preciso realizar essa troca?

Garagem360 reuniu tudo o que você precisa saber sobre a troca de placas para te ajudar a sanar as dúvidas. Acompanhe!

Foto: Freepik

Saiba quando você é obrigado a trocar a placa do seu veículo

Todo mundo sabe que circular com um carro sem o devido emplacamento gera infração gravíssima, mas e quanto à troca de placa, como faz?

Bem, basicamente, existem algumas situações onde trocar a placa do seu veículo é algo obrigatório, ou seja, não há outra saída senão passar por esse processo.

Essas situações incluem:

  • Perda da placa;
  • Roubo;
  • Transferência entre municípios;
  • Mudança de categoria;
  • Quando a placa está irregular.

Em caso de perda ou roubo, ainda é preciso registrar imediatamente um boletim de ocorrência.

Foto: Freepik

E até quando pode andar com a placa cinza?

No ponto mencionado anteriormente, a troca é obrigatória independentemente do tipo de placa. Ou seja, em qualquer uma das situações mencionadas, será preciso realizar a troca.

Por outro lado, quando um automóvel está com a placa cinza, mas não passou por nenhum dos casos pontuados, o item “antigo” ainda é válido?

Sim! Apesar da placa do Mercosul já estar em vigor há um tempo no Brasil, a placa cinza também corresponde às leis locais. No entanto, é preciso se atentar aos chamados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

De forma mais clara, o Detran pode solicitar que modelos fabricados em X ano passem pela vistoria, e assim, pela troca da placa cinza pela do Mercosul

Nesse caso, o órgão também divulga o prazo limite para essa alteração.

Foto: Garagem360

Afinal, quando é preciso trocar a placa pela Mercosul?

De forma simples e breve, caso o automóvel passe por qualquer um dos casos que necessite da troca de placa, após a vistoria, a nova já será a do Mercosul.

Por outro lado, somente os veículos fabricados a partir de 2020 são obrigados a portar a placa Mercosul. Isto é, com exceção dos casos já pontuados.

Ademais, como dito, é de suma importância consultar as regras vigentes no Detran local e se informar sobre cada uma delas, de acordo com cada estado.

Aproveite para conferir: 5 dicas valiosas para quem vai comprar um carro novo em 2024

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar