Aumenta o número de acidentes com motos: veja como não ser mais uma vítima
Confira o perfil de vítimas de acidentes de motos e saiba como evitar
O atendimento a motociclistas vítimas de acidentes segue aumentando no Hospital João XXIII (HJXIII), unidade do Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência (Chue) da Rede Fhemig. Para se ter uma ideia, ano passado foram contabilizados 5.707 casos, contra 4.715, em 2022. Trata-se de um crescimento de 21%.
“A gravidade das lesões está diretamente relacionada com os impactos do trauma. Um acidente de moto pode lesionar um paciente de várias formas, desde escoriações leves até um óbito antes da entrada no hospital. Tudo pode depender da velocidade dos veículos envolvidos, do uso de equipamentos de segurança e do tipo de colisão”, explica Victor Ikeda, diretor assistencial do Complexo e cirurgião geral e do trauma do HJXXIII.
O cirurgião explica ainda que grande parte das vítimas são jovens do sexo masculino. A seguir, o Garagem360 revela mais detalhes desse cenário.
Qual a maior causa de acidente de moto?
A maioria dos acidentes está associado ao excesso de velocidade, alcoolismo e a falta de capacete. O diretor explica que o grau de impacto do trauma, bem como as sequelas do acidente variam de paciente para paciente.
“Temos vários tipos de pacientes. Há os que conseguem se recuperar completamente durante o período de internação e os que apresentam sequelas gravíssimas. Estes últimos provavelmente nunca vão se recuperar, principalmente os com traumatismo cranioencefálico grave, que ficam com as funções neurológicas muito comprometidas”, destaca Victor.
De maneira geral, o cirurgião destaca que a integridade física e emocional do paciente pode ser bastante afetada em caso de acidente de moto, sobretudo se ele tem uma vida ativa.
Leia também:
-
5 motos para idosos que fazem sucesso: seguras e fáceis de dirigir
-
Moto mais barata do Brasil custa pouco mais de R$ 6 mil; será que vale investir?
O que fazer em caso de acidente de moto?
Primeiro, mantenha a calma. Posteriormente, verifique se há vítimas e sinalize o local do acidente. Para isso, use o pisca-alerta e o triângulo em uma distância segura de, pelo menos, 30 metros. Colete ainda informações do contato e seguro do outro condutor e de testemunhas. Também é indicado registrar um Boletim de Ocorrência. Isso pode ser feito em uma delegacia de polícia ou online.
Como evitar acidente de moto?
A prevenção continua sendo a melhor forma de evitar acidentes de moto. Isso envolve respeitar os excessos de velocidade, usar equipamentos de segurança, como o capacete e evitar consumir bebida alcoólica antes de dirigir.
E, claro, continue acompanhando o Garagem360 para saber outras informações que impactam em sua performance e segurança na pista.
Confira também: Quanto tempo depois é seguro dirigir após ingerir álcool?