Moto mais barata do Brasil custa pouco mais de R$ 6 mil; será que vale investir?

Quer uma motocicleta zero km, mas não pode investir um valor elevado? Uma cinquentinha te serve? Se sim, a Shineray Phoenix 50, a moto mais barata do Brasil em 2024, vai te servir. Mas será que vale a pena levar uma dessas para garagem? 

Shineray Phoenix 50, a moto mais barata do Brasil - Foto: Divulgação
Shineray Phoenix 50, a moto mais barata do Brasil – Foto: Divulgação

 

Qual a moto mais barata do Brasil?  

A moto mais barata do Brasil, a Phoenix 50 custa a partir de R$ 6.990,00. É uma opção de entrada acessível para quem precisa de um meio de transporte prático e econômico. 

O modelo é equipado com um motor OHC de 4 tempos com refrigeração a ar de 49,4 cc, o que gera uma potência máxima de 2,7 cv a 8.000 RPM e um torque máximo de 0,25 kgfm a 5.000 rpm.

Sua velocidade máxima é de 80 km/h e, de acordo com a marca, consegue fazer até 48 km por litro

Para um modelo de entrada, o modelo é até bem equipado, começando transmissão  manual, com 4 velocidades. A suspensão dianteira é telescópica e a traseira é monoamortecida e os freios são a tambor, nas duas rodas.

O painel de instrumentos analógico é bem simples com indicador de combustível, marcha e neutro. 

Painel Shineray Phoenix 50 - Foto: Divulgação
Painel Shineray Phoenix 50 – Foto: Divulgação

 

Pode não parecer, mas um dos diferenciais dessa moto tem rodas raiadas de 17 polegadas. Diferente de outros modelos cuja roda traseira é maior do que a dianteira, as duas rodas com a mesma medida da Phoenix vai se comportar melhor em vias esburacadas. 

Principais características

  • Motor: OHC, Monocilíndrico, refrigerado a ar, quatro tempos

  • Cilindrada: 49,4 cc

  • Potência máxima: 2,7 cv a 8.500 RPM

  • Torque máximo: 0,25 kgfm a 5.000 rpm

  • Transmissão: Manual, 4 velocidades

  • Partida: elétrica e a pedal
  • Ignição: Eletrônica Transistorizada
  • Tanque de Combustível: 3L
 
  • Suspensão dianteira: Telescópica
  • Suspensão traseira: Monoamortecida

  • Freios: Tambor, nas duas rodas

  • Painel de instrumentos: Analógico

  • Rodas: Raiadas, 17 polegadas

Vale a pena investir na Phoenix 50?

Sim, mas vai depender do seu uso. Para a cidade, em deslocamentos curtos e com a manutenção em dias vai te servir bem. Também é uma boa pedida para quem está aprendendo e futuramente vai trocar de moto.

Agora, se precisar percorrer distâncias maiores, não vai ser uma 50 cilindradas a sanar suas necessidades. 

Quanto ao desempenho, a Phoenix é uma das cinquentinhas que apresentam a melhor performance do mercado. Chega a 80 km/h com consumo de quase 50 km por litro. 

Como é produzida no país, na fábrica de Santo Agostinho em Pernambuco, as peças de reposição são fáceis de encontrar, assim como a manutenção. Não que seja um modelo que vá quebrar fácil. Muito pelo contrário, se manter a manutenção preventiva, dificilmente essa motocicleta vai apresentar algum problema. 

Em geral, é uma boa opção para quem precisa de uma motocicleta para deslocamentos urbanos. É econômica, fácil de pilotar e tem um preço acessível.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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