O que faz reprovar no teste prático do Detran para CNH categoria A
Vai tirar a CNH A categoria A? Veja quais as faltas que são eliminatórias e as que fazem você perder 1, 2 ou 3 pontos.
O exame prático do Detran para obtenção da CNH categoria A é um momento crucial para quem quer pilotar uma moto. Nesse momento, é importante estar preparado, conhecer o percurso, mas principalmente quais os erros evitar.
O que pode reprovar no teste prático para CNH categoria A
O Detran SP orienta os candidatos a ficarem atentos quanto às recomendações dos instrutores, bem como as exigências dos examinadores para realizar uma boa avaliação.
Vamos às sugestões:
Cuidado com as faltas eliminatórias
De acordo com o Detran, as faltas eliminatórias no exame da categoria A são:
- iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado ou sem viseira ou óculos de proteção
- descumprir o percurso
- colidir em cones
- cair do veículo durante a prova
- não manter equilíbrio na prancha
- avançar sobre o meio-fio ou a parada obrigatória
- colocar os pés no chão com o veículo em movimento
- provocar acidente durante o exame ou cometer qualquer outra infração gravíssima.
Cuidado com as faltas que tiram pontos
Cada erro pode retirar 1, 2 ou 3 pontos, assim, se o candidato perder 3 pontos, é reprovado.
1 ponto (falta leve)
- colocar o motor em funcionamento quando já engrenado
- conduzir o veículo provocando movimento irregular
- regular os espelhos retrovisores durante o percurso do exame.
2 pontos (falta média ou moderada)
- não usar corretamente os equipamentos
- errar a marcha;
- não recolher o pedal de partida ou o suporte do veículo antes de iniciar
- deixar o motor desligar durante a prova
- conduzir o veículo sem segurar o guidom com as duas mãos
3 pontos (falta grave)
- parar e não colocar um dos pés no chão
- invadir qualquer faixa durante o percurso
- deixar de fazer a sinalização ou fazer de forma incorreta
- fazer o percurso com o farol apagado
- cometer qualquer infração grave de trânsito.
Como funciona o teste da CNH categoria A
Durante o exame, o candidato é avaliado com base justamente na lista de erros cometidos ao longo do percurso. Ou seja, se ele não errar nada, vai passar, visto que a pontuação final que determina a aprovação ou reprovação.
O exame é realizado em uma área especialmente destinada para esse fim, de acordo com o artigo 17 da Resolução 168/2004 do CONTRAN.
O órgão determina, por exemplo, os requisitos da pista e o procedimento a ser realizado, que incluem:
Ziguezague (slalom) – a princípio, o candidato precisa passar por cones alinhados a uma distância de 3,5 metros.
Sonorizadores – o percurso ainda inclui réguas sonorizadoras, ou seja, faixas com altura de 8 cm e largura de 2,5 cm dispostas ao longo de uma pista de 2,5 metros de comprimento.
Prancha ou elevação – o candidato precisa passar por uma prancha ou elevação com dimensões de 8 metros de comprimento, 30 cm de largura e 30 cm de altura.
Curvas em forma de L – o candidato precisa realizar duas curvas sequenciais de 90º em formato de “L”.
Rotatória circular – o percurso ainda inclui uma ou mais rotatórias circulares para o condutor realizar manobras em formado de “8”.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.