Evite golpes ao comprar carros online; veja como se proteger
Desde o início da pandemia, as plataformas digitais se tornaram grandes protagonistas de vendas. O setor automotivo, por exemplo, ampliou sua presença no ambiente online. Apesar das vantagens e da praticidade, a compra de veículos pela internet favorece pessoas mal-intencionadas que aproveitam a falta de conhecimento dos internautas para aplicar golpes.
De acordo com a Associação Brasileira de Leiloaria, durante o período de pandemia, o número de golpes online envolvendo falsas ofertas – a maioria referente a venda de automóveis – cresceu mais de 900%. Além disso, nas primeiras semanas de pandemia, a Polícia Civil emitiu um alerta sobre o crescimento das fraudes com automóveis realizadas em aplicativos de compra e venda e também em empresas de fachada que sequer existem.
Flávio Maia, diretor de Planejamento e Marketing da Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais (ASSOVEMG), comenta que a segurança se tornou um dos principais desafios desse período. “Assim como as empresas passam por um processo de readaptação para os meios online, a população em geral também precisa se adequar. O problema é que a falta de informação – ou excesso dela – pode confundir ainda mais o cliente que não possui experiência nesse meio”, diz.
Maia explica que é preciso evitar a compra de carros em meios que podem oferecer algum tipo de dúvida. “A primeira coisa a se fazer é encontrar empresas sérias e credenciadas, além de buscar redes verificadas para tirar dúvidas, caso necessário. Evite o uso de grupos em redes sociais para esse tipo de transação. Nunca realize depósitos antes de pesquisar a empresa e ter a compra certificada”, orienta.
Outro ponto importante é sempre exigir um Laudo Cautelar do veículo – uma espécie de carta de procedência. Ele deve conter informações como possíveis passagens por leilão, se o motor é realmente o original ou se o carro passou por algum sinistro.
30 carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020
Se antes do início de 2020 as previsões eram otimistas, o cenário real do mercado automotivo não é dos melhores. A pandemia da covid-19 derrubou as vendas e chegou até a paralisar a produção das fabricantes. Mesmo assim, o Chevrolet Onix encerrou mais um semestre na ponta da tabela. E sua vantagem é tão grande que será difícil algum veículo superá-lo até o final deste ano.
Na galeria, confira quais foram os 30 modelos mais vendidos no primeiro semestre de 2020. Os dados são da Fenabrave.
1- Chevrolet Onix: 60.267 unidades |Foto: Divulgação/GM
1- Chevrolet Onix: 60.267 unidades |Foto: Divulgação/GM