15 dicas para comprar e vender carros pela OLX

Notícias 18 de setembro de 2019 Da Redação, com assessoria 0

Comprar e vender carros usados pela internet já é uma realidade para muitos brasileiros. A OLX, site de classificados, é uma das principais plataformas do ramo. A empresa separou 15 dicas bacanas para quem pretende fechar bons negócios online.

LEIA MAIS: Ford EcoSport ou Nissan Kicks: descubra qual SUV desvaloriza mais
Toyota RAV4 lidera ao ranking dos SUVs mais vendidos no mundo; veja a lista completa

Dicas vender carros pela OLX

  • É muito importante estabelecer o valor real do veículo. Uma opção é utilizar a tabela Fipe para referência de preço do automóvel. Uma pesquisa na OLX também pode ajudar a visualizar a média de preços compatíveis ao mesmo modelo, ano e quilometragem. Os valores podem mudar conforme a localização, modificações feitas no carro e seu estado de conservação.
  • O anúncio é a primeira forma de contato com um interessado em seu veículo e, para chamar a atenção, é recomendado inserir boas imagens. Segundo dados levantados pela OLX, incluir fotos ao divulgar qualquer item na plataforma pode aumentar as chances de venda em até 110%. Vale a pena inserir pelo menos seis fotos (frente, lateral, traseira, roda com pneu, painel aceso e bancos), pois essa é a média perfeita para gerar interesse no comprador. Não publique fotos que exponham os dados da placa do automóvel.
  • A descrição do veículo é importante. Faça um relato claro e objetivo, contemplando as principais informações sobre o veículo, incluindo a quilometragem que é um fator decisivo para a compra. Deixe claro ao interessado todas as características do automóvel, incluindo possíveis avarias.
  • 90% dos vendedores de carros na OLX recebem pelo menos um contato em até sete dias. Mais de 30% das vendas de automóveis usados ocorrem em até quatro dias. Por isso, é fundamental responder rapidamente o possível interessado. Conversar pelo chat da OLX traz cinco vezes mais chances de fechar negócio.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Dicas para comprar um carro pela OLX

  • Ao encontrar o tão sonhado automóvel, é muito importante solicitar a placa e o Renavam para se certificar de que o vendedor é o proprietário legítimo do veículo, e procure negociar diretamente com ele, sem intermediários.
  • Outra dica valiosa, é consultar o histórico do veículo de interesse. Na OLX é possível adquirir este relatório completo do veículo no próprio anuncio – uma parceria com a DEKRA. Com ela, o comprador terá acesso a mais de 40 informações sobre a procedência do veículo (exemplos: sinistro, roubo e furto, leilão, última transferência etc.). Para conseguir realizar esta conferência o comprador deverá pedir ao vendedor a placa do veículo. O serviço é essencial e há outras ofertas no mercado.
  • Ao se decidir pela compra, também é sugerido levar o carro a um mecânico de sua confiança para avaliar o veículo ou até contratar um laudo veicular numa vistoria credenciada pelo Detran (a OLX tem parceiros que oferecem esse serviço). Com este laudo o comprador terá informações como avaliação de câmbio, motor, pintura, rodas, histórico de batidas, entre outras dezenas de itens, além da certeza de que o chassi não foi alterado.
  • Após checar a procedência e real condição do veículo, é hora de fechar negócio. Em primeiro lugar, evite realizar o pagamento de entradas sem cumprir as etapas acima descritas. Quando for encontrar o vendedor, prefira um lugar público e monitorado (como supermercados, oficinas e parques) e, sempre que possível, vá acompanhado.
  • Também é preciso checar os dados do comprador. Antes de se encontrar com a pessoas interessada em seu produto, busque informações sobre ela. Pergunte o nome e sobrenome, lugar onde mora ou trabalha, telefone para contato ou e-mail, entre outras informações que possam ajudar a identificá-la, como um documento oficial, que além de ajudar no reconhecimento, também tem os dados pessoais.
  • No caso de vendas entre pessoas físicas, busque sempre realizar a transferência em cartório e somente após a confirmação do pagamento. Prefira o pagamento por meio do Compra e Venda Protegida disponível na plataforma – serviço que guarda no banco o sinal da transação de um veículo até que as partes envolvidas autorizem o pagamento para o vendedor. Essa parceria com o Itaú Unibanco proporciona um prazo para que as partes façam as conferências necessárias – documentos, verificação mecânica no automóvel etc. – antes de finalizar a transação. Nunca assine o documento de transferência sem antes certificar-se primeiramente se o pagamento foi concluído e se o procedimento indicado pelo Detran da região foi atendido (Em São Paulo, por exemplo, o laudo de transferência é obrigatório).

Dicas válidas tanto para quem vende quanto para quem compra

  • Em qualquer situação, tanto na compra como na venda de um automóvel, é indicado encontrar a outra parte em um local público e movimentado, como shoppings e feiras de grande circulação. Sempre que possível, vá acompanhado por um amigo ou parente, até para ajudar na avaliação do veículo.
  • A OLX nunca participa das trocas e entregas de produtos ou serviços.
  • Nunca compartilhe códigos de acesso ou senhas, e desconfie de pessoas que dizem ser “representantes da OLX” para fazer esse tipo de solicitação. Essa não é uma prática da empresa.
  • Recomendamos usar o chat da plataforma para as negociações, mas caso opte por migrar para uma conversa via WhatsApp, se certifique de que foi feita a verificação dupla do seu aplicativo, aumentando a camada de segurança dele.
  • Se perceber algum comportamento suspeito do comprador ou do vendedor ou identificar conteúdos indevidos, use o botão “denunciar”, disponível em todos os anúncios. Assim, a equipe responsável na OLX poderá investigar e remover o usuário que estiver violando as políticas e termos de uso da plataforma.

Carros testados pelo Garagem 360 

Na galeria, veja alguns dos melhores carros avaliados pelo Garagem 360:

 

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *