6 dicas que podem salvar sua vida em viagens de moto nas rodovias

Alguns pilotos defendem a ideia de que viajar de moto é ter uma ótima sensação de liberdade. Porém, esse pensamento não pode colocar em segundo plano os cuidados com a sua segurança, uma vez que pilotar motos em rodovias e em vias urbanas pode trazer desafios bem distintos. 

Escolher uma boa moto para pilotar ajuda a ter uma viagem mais segura - Foto: reprodução/internet
Escolher uma boa moto para pilotar ajuda a ter uma viagem mais segura – Foto: reprodução/internet

“Principalmente quando o assunto é velocidade e a presença constante de veículos pesados, situações que requerem mais atenção e cuidados do motociclista”, reforça Múcio José Teodoro da Cunha – Especialista em Regulação de Transportes da ARTESP.

Para se ter uma ideia da importância dessas orientações, 392 mil pessoas vieram a óbito em virtude de acidentes de trânsito na última década (2010-2019), segundo um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Já um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), destaca que os motociclistas estão entre as principais vítimas desses acidentes. 

Tendo isso em mente, o Garagem360, junto com a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, traz diversas orientações para quem vai pegar estrada de moto neste verão. Acompanhe e pilote com segurança. 

O que é necessário para viajar de moto?

Uma viagem de moto segura depende da revisão dos equipamentos do veículo, uso adequado de acessórios, planejamento de rota e conhecimento em relação a direção defensiva. 

1- Mantenha a manutenção em dia 

O primeiro passo, segundo a agência, é manter a manutenção preventiva em dia. Neste momento, é preciso conferir os itens de segurança e mecânico. Ao mesmo tempo, redobre a atenção em relação aos pneus, uma vez que eles são essenciais para manter uma viagem segura. 

Leia também

2- Use os equipamentos adequados 

Antes de comprar qualquer acessório de moto, lembre-se de verificar se ele foi aprovado pelo INMETRO, pois isso indica que você usará equipamentos adequados para a sua segurança. Quer aumentar a sua proteção? A agência orienta que o motociclista use os seguintes itens:

  • Jaquetas

  • Calças

  • Botas de couro 

3- Redobre a atenção ao entrar na via 

Se você está próximo de entrar na via, a dica de ouro é pegar velocidade antes de se misturar aos outros automóveis. Caso contrário, você estará mais suscetível a uma colisão traseira. 

4- Fique atento a previsão do tempo 

Essa é uma das dicas mais importantes, especialmente no verão, período em que as fortes chuvas são mais frequentes. Se possível, espere a chuva passar antes de pegar estrada. Mas, caso esteja na estrada quando a água começar a cair, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) recomenda as seguintes medidas:

  • Evite pilotar em ruas alagadas

  • Jamais enfrente uma correnteza

  • Procure um lugar seguro 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

5- Pratique a direção defensiva 

Isso significa que você deve fazer a previsão imediata e imediata na pista. Para colocar esse conceito em prática, mantenha uma distância segura de outros veículos, sobretudo dos mais pesados. Além disso, fique fora do ponto cego de outros condutores. Também sinalize as  mudanças de direção e pilote com os faróis acesos. 

6- Evite ter pressa ao ultrapassar 

Se for ultrapassar outro automóvel, aguarde o momento mais adequado e tome cuidado com os veículos de carga. Afinal, o ponto de visão deles é mais restrito e, segundo a agência, há possibilidade de quedas de objetos e detritos. 

Como deixar a viagem de moto mais confortável?

Use a vestimenta adequada. Entre os principais itens, destacam-se: capacete fechado, jaqueta com proteções de coluna, ombro e cotovelos, calça feita de material resistente, botas de cano curto e luvas. Em altas temperaturas, opte por uma jaqueta ventilada, que diminui a transpiração e aumenta o seu conforto na pista.

Qual é a melhor moto para viajar? 

(Foto: Divulgação/Honda)
(Foto: Divulgação/Honda)

Além de tudo que falamos até aqui, continue acompanhando o Garagem360. Diariamente, publicamos dicas para que você pilote sua moto com mais segurança. Também compartilhamos as últimas novidades do mercado para quem está pensando em trocar de modelo pelos próximos meses. 

Confira também: 5 motos elétricas para quem quer ir e voltar do trabalho sem gastar uma gota de gasolina

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar