Hábitos comuns que acabam com a vida útil dos pneus (o 3º ninguém se lembra)

Os pneus não podem, em hipótese alguma, serem negligenciados pelo proprietário. Trata-se de um item de segurança que quando deixado de lado pode representar um risco para os ocupantes e demais usuários da via. Por isso a Delinte ressalta alguns hábitos que acabam com a vida útil dos pneus. 

Hábitos que acabam com a vida útil do pneu - Foto: Freepik

 

Hábitos que acabam com a vida útil do pneu – Foto: Freepik

 

Hábitos que acabam com a vida útil dos pneus

A empresa ressalta pontos como manutenção preventiva, condições de uso do veículo e hábitos do motorista podem fazer a diferença no que se refere à vida útil de um pneu. Vamos a eles:

1 – Raspar o pneu no meio-fio

Raspar no meio-fio na hora de estacionar ou ao manobrar não só pinta o pneu, como também prejudica seu estado de conservação.

Além disso, caso ele seja pressionado na guia, a borracha pode ser forçada, deformando a banda de rodagem. Isso pode causar problemas como desalinhamento das rodas. 

Portanto, mantenha uma distância segura ao estacionar próximo ao meio-feio, evitando que o pneu “encoste” na guia ou raspe em lugares indevidos.

2 – Não calibrar o pneu com frequência

Outro hábito ruim é não calibrar com frequência. A calibragem é um processo que conserva e mantém a boa vida útil dos pneus. 

Ademais, a calibragem periódica (e correta) mantém a regularidade, evita desgastes e o consumo excessivo de combustível. 

A Delinte ressalta ainda que o excesso de pressão pode deformar o pneu, ocasionando um maior desgaste na área central.

Da mesma forma, pressão de menos também é prejudicial, podendo ocorrer um desgaste anormal nas laterais da banda quando o pneu não está “cheio” o suficiente.

A dica aqui é consultar o manual do proprietário para verificar as recomendações do fabricante. Em caso de dúvida leve o veículo ao borracheiro. 

3 -Não fazer o rodízio de pneus

O rodízio ajuda a manter o desgaste de forma homogênea. A maioria dos carros de passeio possuem tração dianteira, isso significa que os pneus nessa parte apresentam um desgaste maior se comparados aos pneus traseiros. 

Com o rodízio, esse desgaste fica mais equilibrado e uniforme.

Veja a imagem produzida pela Delinte:

Foto: Delinte

 

Foto: Delinte

 

4 – Não fazer o alinhamento das rodas, que também pode aumentar a vida útil dos pneus

O alinhamento também precisa ser feito periodicamente, evitando assim o desalinhamento das rodas, gerando um desgaste desigual. 

Além disso, o alinhamento periódico proporciona mais segurança ao sistema, evitando acidentes. 

5 – Não evitar os buracos na via

Não existe fórmula secreta ou velocidade que reduza o impacto do buro. O melhor mesmo é desviar dos buracos no caminho.

Porém, se não for possível, teste passar o mais lentamente possível, a fim de evitar choques com o pneu, que pode ocasionar o aparecimento de bolhas e o rompimento da câmara interna.

Por fim, respeite os limites de velocidade e dirija com atenção para proteger a si mesmo e aos demais usuários da via.

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Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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