5 hábitos que comprovam que você pode ser um péssimo motorista

Aí vai uma notícia que pode não ser nada agradável: se você pratica estes 5 hábitos, você pode ser um péssimo motorista, e é melhor começar a evitar essas práticas.

De uma forma mais clara, existem alguns costumes que, além de serem prejudiciais para o automóvel, podem configurar uma má condução, afinal, o bom motorista sabe o que faz.

Quer saber quais são? Acompanhe o Garagem360 e entenda!

Foto: Freepik

Praticar estes 5 hábitos significam que você pode ser um péssimo motorista

1. Segurar o carro na embreagem/acelerador

Para muitos motoristas, ter a habilidade de “segurar” o carro nas subidas com a embreagem e o acelerador é motivo de orgulho, mas, na verdade, a prática não é nada recomendada.

Isso porque esse hábito resulta em um escorregamento severo no contato do platô e do disco, ou seja: um desgaste enorme que pode pesar no bolso.

Nesse caso, o ideal é usar o freio de mão na subida antes de arrancar com o carro, e assim, se tornar um mestre da condução.

2. Colocar o carro na “banguela”

Outro hábito bastante recorrente entre os motoristas é o de colocar o câmbio em neutro para “economizar”mais combustível, principalmente nas descidas.

Entretanto, além disso configurar um grande risco para a segurança, na verdade, faz com que o carro beba mais do que quando engrenado.

Foto: Freepik

3. Encostar o pneu na guia

Para muita gente, o carro só está estacionado perfeitamente se o pneu estiver encostado na guia do meio-feio, mas aí vai mais uma surpresa: isso também não é nada legal.

É claro que os motoristas devem respeitar e tomar cuidado com a distância do meio-fio, e assim, deixar o carro bastante próximo, mas não colado.

Além da prática deformar a borracha do pneu, também pode prejudicar a suspensão.

4. Passar nos quebra-molas com o carro de lado

Diversos motoristas acreditam ser os verdadeiros mestres da condução quando veem um quebra-molas mais elevado e optam por passar com o carro de lado.

Entretanto, o ideal é sempre passar com o carro de frente. O motivo é bastante simples: quando o carro está de lado, a carroceria torce e pode resultar em danos permanentes.

Veja também: 

9 dicas para dirigir com segurança nas cidades mais perigosas do País

Consegui a CNH, e agora? 5 dicas para perder o medo de dirigir

5 práticas que te farão o mestre da direção em pouco tempo

Foto: Freepik

5. Pode completar o fluido do radiador com água?

Não, não e não! Completar o fluido do radiador apenas com água corrói partes do motor. Além disso, não há qualquer proteção contra o superaquecimento.

Por fim, os motoristas espertinhos que acreditam estarem economizando, na verdade, estão prestes a gastar uma bolada com os reparos necessários.

Aproveite para conferir: Detran descobre um dos maiores comércios clandestinos de peças de carros; saiba onde

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar