O último ano foi um período bem atípico para o setor automotivo, tendo em vista que o que estava caro, ficou mais ainda! Veja alguns carros usados que ficaram mais caros. Há aumentos de 40% em alguns casos.
Carros usados em alta: valorização ultrapassa os 40% em alguns casos
Em 2021 o mercado automotivo brasileiro viu o setor de seminovos e usados valorizar, tendo em vista a crise ainda acerca o mercado de zero km. A ação fez com que os carros que teriam a tendência normal de perder valor, fossem valorizados em mais de 40% em alguns casos.
Os aumentos podem ser justificados a partir da crise de semicondutores que atrasou a entrega e produção dos modelos 0 km, que fez com que crescesse a procura por veículos no mercado de seminovos e usados. E com o aumento da demanda, a oferta ficou mais restrita e os preços subiram.
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Tendo como base a Tabela Fipe, o Garagem360 apurou alguns dos modelos que ficaram mais caros desde o último ano no comparativo com o período de lançamento. E não se engane, a valorização contempla desde carros de luxo até os mais simples.
Mercedes-Benz AMG GT R ficou mais de 44,9% mais caro
Como exemplo, o Mercedes-Benz AMG GT R, lançado em 2017, tinha um valor de R$ 1.199.900, na época. No entanto, de acordo com a Fipe, o mesmo modelo hoje tem preço de R$ 1.728.952, o que representa uma valorização de 44,09%, e uma diferença em reais superior a R$ 529 mil.
Carro mais barato do Brasil atualmente, podia ser comprado por menos de R$ 30 mil em 2017
No mesmo ano o francês Renault Kwid chegou ao mercado nacional, onde tinha preço de R$ 29.990, como um zero km. Hoje, 5 anos depois, o mesmo modelo, ano 2017 pode ser comprado por um preço de R$ 36.190, valorização de 18,35%.
Veículo mais vendido do Brasil em 2021 também registrou alta valorização
Em 2018, o hatchback Hyundai HB20 foi reestilizado e na época tinha preço de R$ 43.990. No entanto, se você está interessado em comprar o mesmo modelo no mercado de usados, terá que desembolsar um valor de R$ 56.310, um aumento de 28,01%.
A versão sedã também encareceu, nesse caso, a valorização é de 27,78%, ou seja, o carro que podia ser comprado 0 km com preço de R$ 51.590, e hoje tem valor de R$ 65.920.
Carros usados mais caros: Porsche 99 Carrera S ficou mais de 46% mais caro
Como mencionado, os aumentos não se restringem a um único tipo de categoria de carro. Sejam os esportivos, ou os hatches mais populares, a valorização atingiu todos.
No caso do Porsche 911 Carrera apresentado em 2019, tinha preço de R$ 679 mil, hoje, o mesmo modelo tem preço de R$ 46,24%, e é cotado em R$ 992.965.
Comerciais leves também encareceram
Na categoria de comerciais leves, a Fiat Strada na configuração Endurence 1.4 e Cabine Plus registrou uma valorização de 34,72% no comparativo com o valor de lançamento em 2020, de R$ 63.590, contra o preço que a picape compacta tem hoje, de R$ 85.671.