Estudo releva os 10 SUVs mais roubados e furtados em São Paulo

Nos último anos, o número de SUVs cresceu em todo o mundo, inclusive no Brasil. Mas, de um total de 71 mil ocorrências de roubos e furtos no estado de São Paulo, 7,5% são de SUVs. E dentre todos os modelos, quem lidera é o Ford EcoSport. Veja aqui o ranking dos 10 SUVs mais roubados e furtados em São Paulo.

10 SUVs mais roubados e furtados em São Paulo
Ford EcoSport (Foto: Divulgação/Ford)

Estudo releva os 10 SUVs mais roubados e furtados em São Paulo

O estudo é da Ituran. A empresa, que atua no ramo de rastreamento veicular, usou como base dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. De acordo com ela, mais de 71 mil veículos foram roubados ou furtados durante o ano de 2021. E uma parte deles eram SUVs. No caso, estanos falando de 5.442 veículos. Ou seja, 7,5% do total de carros roubados no ano passado.

10 SUVs mais roubados e furtados em São Paulo
Hyundai Tucson (Foto: Divulgação/Hyundai)

A empresa também divulgou os números de acordo com o delito. De todos os SUVs mais roubados, 52,02% deles foram furtados e 47,98% foram roubados. Além disso, nenhum dos modelos que você verá abaixo estão presentes no lista global de carros mais vendidos no estado de São Paulo. Mas qual seria o por quê disso? Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, diz que os meliantes preferem automóveis mais antigos, visto que o mercado paralelo tem uma maior demanda e peças.

A empresa divulgou ainda o ranking dos 10 SUVs mais roubados e furtados em São Paulo. E quem lidera o ranking é o Ford EcoSport. Este SUV compacto modelo foi fabricado aqui no Brasil entre 2003 e 2021. Ele foi uma das principais referências da categoria por anos. De acordo com o estudo da Ituran, ele teve 751 unidades roubadas no ano passado.

Jeep Renegade (Foto: Divulgação/Jeep)

Outro modelo que já saiu de linha está na segunda posição. Estamos falando do Hyundai Tucson. Este carro foi comercializado pela montadora sul-coreana entre 2004 e 2018. Este teve 449 unidades que foram alvos dos meliantes.  Fechando o pódio está o Jeep Renegade. Este foi o SUV mais vendido do Brasil durante o ano de 2021. E ele aparece aqui neste ranking por conta das 426 unidades roubadas ou furtadas no último ano.

Outros modelos mais vendidos entre os mais roubados e furtados

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

10 SUVs mais roubados e furtados em São Paulo
VW T-Cross (Foto: Divulgação/VW)

Alguns dos SUVs mais vendidos do Brasil no ano passado estão entre os 10 SUVs mais oubados e furtados. O irmão mais velho do Renegade, o Jeep Compass, teve 245 unidades furtadas (ou roubadas) no último ano.  A dupla Hyundai Creta e VW T-Cross também estão presentes na lista. O modelo sul-coreano teve 279 exemplares roubados ou furtados. Enquanto isso, o utilitário esportivo alemão teve 309 unidades. Honda HR-V, Renault Duster, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker também aparece no ranking.

Veja o ranking completo dos 10 SUVs mais roubados e furtados em São Paulo

1º – Ford Ecosport = 751 unidades

2º – Hyundai Tucson = 449 unidades

3º – Jeep Renegade = 426 unidades

4º – Honda HR-V = 400 unidades

5º – VW T-Cross = 309 unidades

6º – Hyundai Creta = 279 unidades

7º – Jeep Compass = 254 unidades

8º – Renault Duster = 254 unidades

9º – Nissan Kicks = 221 unidades

10º – Chevrolet Tracker = 180 unidades

Com informações de UOL Carros/Ituran

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar