4 motivos para acreditar que as motos elétricas serão o futuro da categoria
As motos elétricas estão cada vez mais em evidência, mas elas conseguem ganhar o mercado dos modelos a combustão?
Que as motos elétricas são boas muita gente já sabe, mas será que elas têm potencial para chegar ao topo? Há uma série de benefícios no segmento, dessa forma há a possibilidade da eletrificação ser o futuro da categoria.
Motos elétricas são mais econômicas
Ainda que as motocicletas à combustão sejam econômicas, os modelos elétricos surpreendem. Thiago Freire, sócio-fundador da Boram Eletric Motors, destaca as vantagens das eletrificadas.
Pra ele, não é preciso ser um gênio da matemática para entender que quem tem uma moto elétrica faz o salário render mais no fim do mês.
Isso porque, dependendo da autonomia do modelo, é possível rodar de 40 km a 150 km com uma só recarga. Ou seja, uma moto de autonomia de 100 km com carga completa pode custar em torno de R$ 2 para carregar.
Além disso, as motos elétricas são isentas de IPVA em algumas cidades brasileiras.
Mais sustentáveis
A emissão de gases é uma preocupação de muitas nações, pois comprometem a saúde e a qualidade de vida das pessoas. A substituição das motos a combustão pelas elétricas já ajudaria.
Isso porque o motor elétrico pode se alimentar de energia limpa, de modo a reduzir a emissão dos gases poluentes.
Confira: Moto elétrica pode entrar na água?
“Abastecimento” facilitado
Thiago também ressalta a facilidade de “abastecer” as motos elétricas. Segundo ele, pode ser mais simples do que se imagina. Na maioria dos modelos é possível recarregar em uma tomada normal. Pode ser na garagem de casa, no escritório, ou na sala.
Além disso, em determinados casos, é preciso fazer uma tomada adaptada, ou ir até um posto de recarga. Dependendo do modelo da moto, a carga máxima da bateria pode ser obtida entre cinco e oito horas. Isso, quando conectada em uma tomada 110v ou 220v. Em alguns modelos, o carregamento é de minutos.
Você também vai gostar: Esta moto elétrica tem o melhor dos dois mundos, motor econômico e o forte desempenho de uma máquina esportiva
Motos elétricas têm ruído zero
Outro ponto de destaque das motos elétricas é sua contribuição para a redução da poluição sonora. São silenciosas, uma vez que não contam com os escapamentos.
Thiago também destaca que alguns modelos são mais modernos. Eles vêm com conexão via bluetooth para ouvir as músicas favoritas.
Ele ressalta que o mercado conta com soluções cada vez mais criativas. Nesse sentido, há modelos mais econômicos e práticos, desenvolvidos com muita inovação. Além disso, há toda uma cultura de sustentabilidade.
Para ele, quem não conseguir driblar as barreiras eventuais do percurso vai certamente ficar para trás.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.