Moto elétrica pode entrar na água?

O segmento de veículos elétricos está em constante crescimento no mercado automotivo global e suas características têm sido cada vez mais difundidas. Porém, vira e mexe aparecem dúvidas a respeito de carros e motos elétricas. Com relação a essa última, poderia ela ter contato com a água? Descubra.

Moto elétrica pode entrar na água?
Moto e água: combinação impossível? (Foto: Divulgação)

Moto elétrica na água

A princípio essa combinação não faz tanto sentido por levar em conta fatores como condução de eletricidade e curto-circuito, além de possibilidades de lesões e danos dos componentes da moto.

No entanto, o youtuber indiano Aki D Hot Pistonz desafiou essa lógica ao submeter a scooter Ola S1 Pro a condições extremas no oceano.

VEJA TAMBÉM

A moto da fabricante indiana de veículos elétricos Ola Electric, foi testada no Mar da Arábia entre a península Arábica e a Índia.

Moto elétrica pode entrar na água?
Youtuber indiano realizou teste inusitado em pleno oceano (Foto: Reprodução)

Teste para condições extremas

Provada sob a perspectiva de se obter respostas a respeito de como motos elétricas se comportam em alto mar, a Ola S1 Pro foi conduzida lentamente dentro do oceano.

Em momentos mais aprofundados do teste, Aki adentrou completamente no mar com a moto, a deixando submersa por inteiro.

Mesmo sob essas condições, a Ola S1 Pro não deixou de funcionar em nenhum momento da travessia, assim como seus componentes mais tecnológicos permaneceram intactos.

Moto elétrica pode entrar na água?
No teste, scooter esteve totalmente submersa (Foto: Reprodução)

Consequências do teste ousado

Após a conclusão do teste, o youtuber voltou a pilotar a moto elétrica fora do mar, alternando seu modo de condução e se deslocando normalmente.

Como efeito direto do uso da scooter no mar, apenas o assento da Ola S1 Pro ficou encharcado, o que assegura até certo ponto a impermeabilidade do modelo.

Moto elétrica pode entrar na água?
Íncrivel! Moto elétrica que ficou totalmente debaixo d’água não apresentou nenhum problema imediato (Foto: Reprodução)

Ola S1 Pro

A scooter elétrica Ola S1 Pro é fabricada pela montadora indiana Ola Electric e possui 8,5 kW de potência (11,4 cv), além de alcance de 181 km e velocidade máxima de 116 km/h.

A S1 Pro vai de 0 a 40 km/h em 2,9 segundos, graças, entre outros fatores ao seu baixo de centro de gravidade.

O modelo leva cerca de 6 horas para carregar (50% após 18 minutos) sua bateria de lítio de última geração.

Entre os itens de destaque, a moto elétrica conta com: cockpit com tela touchscreen de 7 “com tecnologia Google Android, processador octa-core, 3 GB de RAM, 4G de Internet, Wi-Fi, GPS e conectividade Bluetooth, além de comando de voz e painel personalizável.

Em termos de condução, compõem o modelo alguns recursos como:  sistema de sustentação em subida, controle de cruzeiro e sistema de alarme anti-roubo.

Moto elétrica pode entrar na água?
Ola S1 Pro no asfalto, onde habitualmente frequenta (Foto: Reprodução)

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar