1, 2, 3, 4 e 5 peças para SEMPRE trocar na revisão do carro
Está com a revisão do seu carro em dias? Cuidado, negligenciar algumas peças pode sair caro. Veja 5 peças para SEMPRE trocar na revisão do carro
Manter um carro em bom estado é fundamental para a segurança, aumentar a vida útil do veículo e reduzir as chances de quebra antes do tempo. É algo que faz bem para o carro e para o bolso do proprietário. É aí que entram as revisões e as peças que devem ser trocadas periodicamente.
Essas peças “obrigatórias” quando não substituídas no tempo certo podem levar a um “efeito cascata”, quebrando outros componentes e levando a procedimentos que não pensariam no bolso se você fizesse o “dever de casa”.
Quais as peças para SEMPRE trocar na revisão do carro?
Primeiro vamos aos pontos-chave da revisão periódica:
1. Óleo do motor
Cada fabricante orienta a quilometragem adequada para a troca do óleo. Geralmente são 10.000 km, mas alguns modelos podem exigir a troca antes deste período, já que podem ter uma vazão maior.
O ideal é verificar qual é esse intervalo, mas recomendamos a cada 6 meses mesmo se não chegar a quilometragem informada.
2. Filtro de óleo
Caminhando lado a lado com o óleo, o filtro tem a função de reter partículas e impurezas presentes no lubrificante, garantindo que o óleo circule limpo.
Um filtro satura não é eficiente e pode até prejudicar a lubrificação, portanto sempre troque o filtro junto com a troca do óleo.
3. Filtro de ar do motor
O filtro de ar garante que apenas o ar limpo entre no motor para sua combustão. Esse componente evita a entrada de poeira, insetos e outras impurezas que podem danificar os componentes internos.
Um filtro sujo, por sua vez, impede a entrada de ar, prejudicando o desempenho, aumentando o consumo de combustível a longo prazo, podendo causar danos ao motor.
A substituição deve ser feita a cada 10.000 km, geralmente junto com a troca de óleo. Alguns modelos exigem a substituição com 15.000, mas depende das condições de uso. Se rodar muito, opte por substituir a cada 10.000 km ou seis meses.
4. Filtro de combustível
O filtro de combustível protege o sistema de alimentação do motor, retendo impurezas presentes no combustível, como ferrugem ou resíduos. Sem a troca periódica, o carro perde potência, tem dificuldade em dar a partida e em casos extremos, pode causar danos ao sistema de injeção.
Quem abastece com gasolina ou diesel precisa trocar o filtro em um intervalo menor — cerca de 10.000 km. Agora quem abastece apenas com etanol pode demorar um pouco mais (entre 15.000 e 20.000 km).
5. Filtro de ar da cabine
Também com troca entre 10.000 e 15.000 km, o filtro de ar é essencial para a qualidade do ar que você respira dentro do veículo. Embora não seja diretamente ligado ao funcionamento do veículo, o filtro da cabine retém pólen, poeira, fuligem, entre outros poluentes.
Outros itens importantes na revisão
Com um intervalo maior entre as trocas estão:
Velas de ignição – geram as faíscas que inflamam a mistura de ar/ combustível. A durabilidade varia entre 20.000 km a 1000.000 km.
Anel de vedação do cárter – chamado também de anel do bujão, trata-se de um anel de borracha ou outro material resistente responsável por evitar vazamentos de óleos e outros líquidos. Trocar a cada 50.000 km.
Correia dentada/ corrente de comando – é crucial para a sincronização do motor, e se romper, causa danos graves. A substituição deve ser feita entre 50.000 km a 200.000 km, de acordo com a especificação do fabricante.
Óleo do câmbio automático – troca entre 50.000 a 100.000 km, de acordo com a especificação do fabricante.
Fluidos (freio, arrefecimento, direção hidráulica) – são fluidos essenciais para o bom funcionamento do carro. Geralmente sua substituição deve ser feita anualmente.
Pastilhas e discos de freio – troca entre 50.000 km e 100.000 km ou quando necessário.
Pneus – embora não sejam trocados em todas as revisões, a condição dos pneus devem ser verificadas. Se não for necessário trocar, faça o alinhamento, balanceamento, cambagem e rodízios sempre que necessário.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.