Fiat Toro básica ou Strada completa? Qual picape leva a melhor?

O ano de 2021 está sendo muito bom para a Fiat. De acordo com os dados de emplacamentos divulgados pela Fenabrave, a marca possui os três automóveis mais venidos do País. E dois deles possuem a mesma carroceria e, dependendo da versão, possuem preços bastante próximos. Sim, estamos falando da nova Strada e da nova Toro. Qual picape leva a melhor? A versão top de linha da líder do mercado ou a versão mais em conta da picape média?

Fiat Toro básica ou Strada completa? Qual picape leva a melhor?

No Brasil, a categoria das picapes vivem momentos distintos. De um lado, as mais compactas estão desaparecendo aos poucos. Do outro, as opções de picapes médias tendem a crescer nos próximos anos.

Foto: Divulgação/Fiat do Brasil

Tanto a nova geração da Fiat Strada, quanto a Toro 2022 são os principais lançamentos da montadora italiana nos últimos dois anos. No ano passado, a picape líder de vendas passou por uma profunda transformação. Além de ficar maior, ganhou um novo motor e itens tecnológicos. Enquanto isso, sua irmã maior passou por seu primeiro facelift desde que foi lançada, em 2017.

Como foi dito acima, as duas estão posicionadas na mesma fase de preço. Custando a partir de R$ 92.590, a Fiat Strada Volcano Cabine Dupla vem com o novo propulsor Firely 1.3 Flex 16v utilizado em outros veículos da marca. Sua potência máxima é de 101 cv (usando gasolina) a 6.000 rpm e 109 cv (usando etanol) a 6.250 rpm. Além de torque de 13,7 kgfm (gasolina) e 14,2 kgfm (etanol) a 3.500 rpm, Seus números de desempenho são muito bons: velocidade máxima de 168,4 km/h e 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. Um dos pontos negativos é o câmbio manual de cinco velocidade.

Foto: Divulgação/Fiat do Brasil
Foto: Divulgação/Fiat do Brasil

Agora, a versão de entrada da Toro, a Endurance, tem preços  a partir de R$ 114.590. Sob o capô, ela traz o motor 1.8 Flex 16v aspirado. Ele pode gerar 135 cv (gasolina) ou 139 cv (etanol) a 5.750 rpm, além de torque de 18,76 kgfm (gasolina) ou 19,27 kgfm (etanol) a 3.750 rpm. Segundo a marca, ele acelera de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 179 km/h. Ele vem com um câmbio automático de seis velocidades.

Consumo

Ambas as picapes gastam bem pouco combustível.  De acordo dados divulgados pelo Inmetro, a Strada Volcano faz 12,1 km/l (gasolina) e 8,4 km/l (etanol) no perímetro urbano. Já no rodoviário os números são melhores: 13,3 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol),

Já a Fiat Toro Endurance roda: 11,3 km/l com gasolina e 8,1 km/l com etanol no perímetro urbano; 9,5 km/l (gasolina) e 6,7 km/l (etanol) em trechos rodoviários.

Equipamentos de série e dimensões

Outro ponto em que as duas irmãs se destacam é o pacote de equipamentos de série oferecidas em suas versões.  E o mesmo se repete nos modelos aqui comparados. Eles estão bem servidos de itens de segurança e conforto.

Foto: Divulgação/Fiat do Brasil

Com um visual diferente das outras configurações, a Strada Volcano é muito boa para viajar com a familia a até para o trabalho. Suas dimensões: 4.480 mm de comprimento, 1.732 de largura e 1.595 mm de altura. O volume da caçamba é de 844 litros.

Ela oferece quatro airbags, controle eletrônico de estabilidade, Faróis de LED, sistema follow me home, freios ABS com EBD, sistema Hill Holder, sensor de estacionamento e sistema de monitoramento de pneus, ar-condicionado, apoios de cabeça com regulagem de altura, central multimídia de sete polegadas e sistema UCONNECT, chave com telecomando, computador de bordo, grade de proteção no vidro traseiro, conexão via USB, travas elétricos e volante com regulagem de altura.vidros traseiros elétricos, bancos de couro, câmera de ré e volante em couro.

Foto: Divulgação/Fiat do Brasil

Do mesmo modo, a Toro Endurance oferece espaço interno de sedã grande (distância entre-eixos de 2.990 nnm)  e porte de SUV. Ela mede 4.945 mm de comprimento, 1.845 mm de largura e 1.672 mm de altura. Sua caçamba tem capacidade para 937 litros.

E ela é bastante completa seis airbags, freios ABS com EBD, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, central multimídia com tela touchscreen de sete polegadas, computador de bordo, direção elétrica, controle eletrônico de aceleração, follow me home, sensor de estacionamento, entrada USB, volante com regulagem de altura (e profundidade)

Conclusão

Assim sendo. ambas das picapes possuem pontos positivos e, dentro de suas categorias, são boas escolhas. Sem falar dos seus pacotes de equipamentos completos. Porém, dentro do universo Fiat, a Toro Endurance oferece mais atributos. Além de seu conteúdo de série, o carro tem porte de sedã grande e um bom espaço na caçamba. Sem falar na praticidade de ter um câmbio automático.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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