Comprar o carro ideal requer muito cuidado, afinal, é uma escolha que necessita de um grande investimento, e claro, bastante planejamento.
Para ajudar aqueles que desejam passar por esse processo, o Garagem360 trouxe 5 dicas sensacionais para evitar passar qualquer tipo de sufoco.
Acompanhe e fique por dentro!
Antes de comprar o carro ideal, é preciso se planejar o máximo possível
Logo de cara, a primeira dica, na verdade, é uma orientação. Isso porque todo planejamento ainda é pouco na hora de realizar uma compra de um valor tão alto.
De acordo com os dados publicados através de uma pesquisa do Serasa, realizada em janeiro deste ano, o segundo maior gasto dos brasileiros está ligado aos automóveis.
Assim, o ideal é que a soma de todos os gastos de uma pessoa não ultrapasse 40% de sua renda. Isso inclui o carro e as despesas que ele pode trazer.
Por esse motivo, é importante colocar na ponta do lápis os valores fixos, com as parcelas, gasto estimado de gasolina e afins, além de um extra para possíveis imprevistos, para somente assim saber se é a hora certa para comprar o carro ideal.
Vale mais a pena comprar carro novo ou usado?
Bem, depende bastante. Para chegar à resposta final, podemos pensar da seguinte forma: ainda que uma pessoa tenha o dinheiro para comprar um carro 0 km, ela não deve comprometer 40% de sua renda.
Ou seja, os carros 0 km contam com despesas como IPVA mais alto, seguro com valor mais elevado, parcelas mais altas, entre outras coisas do tipo.
Por outro lado, um carro seminovo, com 4 anos de fabricação, por exemplo, pode ser uma excelente escolha. Isso porque os custos de manutenção são mais baixos, assim como as demais despesas.
Aproveite e veja: Itens que precisam ser verificados ao comprar carro seminovo e que são deixados de lado
Vale a pena financiar carro?
Primeiramente, vale dizer que o ideal, na verdade, é juntar o dinheiro mensal, que seria equivalente às parcelas, e comprar o veículo à vista.
Ou seja, se uma pessoa se planeja para pagar parcelas de R$ 1 mil de financiamento, ela também pode juntar esse dinheiro por mês, e ao atingir o valor total, comprar o carro à vista e mais barato.
Além disso, essa pode ser uma boa escolha para quem não tem tanta segurança financeira. Isso porque muita gente financia um veículo pensando apenas no momento atual, e não no futuro.
Por outro lado, o financiamento pode ser uma boa ideia para quem precisa de um carro com mais urgência, mas ainda seguindo a regra de não comprometer mais de 40% da renda.
Aprenda a negociar
Se a escolha for a compra de um carro seminovo, é importante se atentar às dicas essenciais de negociação para evitar pagar valores estrondosos.
A melhor forma de fazer isso é analisar o valor que consta na Tabela Fipe, ver as condições do veículo e fazer uma proposta.
Repense suas necessidades
Comprar um carro é o sonho de muita gente, mas será que realmente é o momento ideal para levar um para casa? Bem, para ter a resposta, basta repensar suas prioridades atuais.
Às vezes, um carro por assinatura pode suprir situações emergenciais, e assim, permitir um melhor preparo financeiro para levar um veículo para casa.
Aproveite para conferir: Volkswagen lança versão da Kombi mais potente que o Porsche 718 Cayman