A Xiaomi, terceira maior fabricante de smartphones do mundo, surpreendeu o mundo automotivo ao apresentar o Xiaomi SU7, seu primeiro carro elétrico.
Trata-se de um sedan moderno que vai brigar por espaço com o BYD Seal, o bZ3 da Toyota, assim como os modelos da Tesla.
Conheça o Xiaomi SU7 – o primeiro carro elétrico da marca
Desenvolvido pela subsidiária Xiaomi Automobiles, o lançamento incorpora o HyperOS, a nova interface da Xiaomi, substituindo a antiga MIUI. A principal promessa é a integração perfeita com os dispositivos da linha smart home.
O aguardado lançamento ocorreu em um evento na madrugada do dia 28/12 (para os brasileiros) e marca a busca da empresa chinesa de adentrar ao mercado automotivo.
O sedan chega três anos depois da marca anunciar que entraria no setor. Na ocasião, o fundador da empresa, Lei Jun declarou publicamente que a empresa faria um investimento de na casa dos 10 bilhões de yuans (R$ 6,79 bilhões) na produção de veículos próprios.
E os planos são ambiciosos, já que a Xiaomi quer iniciar a produção em massa do carro em 2024. A ideia é oferecer uma alternativa distinta, mas totalmente tecnológica no segmento de carros elétricos. Um dos que mais cresce no mundo.
Este é um marco crucial na jornada da Xiaomi para se tornar uma potência não apenas na indústria de tecnologia, mas também no setor automotivo.
Duas versões
O Xiaomi SU7 chega ao mercado em duas versões: o SU7 e o SU7 Max.
A versão de entrada, conta com motor elétrico de 220 kW (300 cv) de potência e 40.78kgf.m de torque. Nesta configuração, o sedan apresenta tração dianteira e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,28 segundos.
É alimentado por uma bateria de 73,6 kWh, que, de acordo com a marca, oferece uma uma autonomia de 668 km pelo ciclo CLTC, oferecendo um equilíbrio notável entre desempenho e eficiência.
Já a topo de linha, SU7 Max, possui tração integral e um motor duplo de 645 cv de potência total e 83,88 kgfm de torque. A aceleração é de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos.
A bateria, de 101 kWh, proporciona uma autonomia estendida de 800 km pelo padrão CLTC. Com a recarga super rápida é possível carregar o suficiente para percorrer 510 km em apenas 15 minutos.
O interior é impecável, com destaque para a tela de controle central de 16”, além de duas telas traseiras para os passageiros.
A Xiaomi não revelou preços, nem as informações sobre vendas ou pós-venda do sedan.