Volvo vai usar câmeras para evitar acidentes de trânsito

Notícias 26 de março de 2019 Maria Beatriz Vaccari 0

A partir de 2020, os carros produzidos pela Volvo contarão com um conjunto de câmeras e sensores que ajudarão a detectar se o motorista está distraído, embriagado ou sob efeito de drogas. A montadora sueca, que tem planos para zerar o número de mortes no trânsito a bordo de seus veículos, criou um sistema de intervenção que funciona quando o condutor está claramente intoxicado ou desatento.

LEIA MAIS: Novos BMW Série 3 e X5 chegam ao Brasil
Novo Chevrolet Prisma aparece pela primeira vez na China

A tecnologia entra em ação após detectar comportamentos como falta completa de participação na direção por longos períodos de tempo, motoristas com os olhos fechados ou fora da estrada por muito tempo, saídas irregulares de faixa nas pistas e tempos de reação excessivamente lentos. A partir daí, o sistema de intervenção pode limitar a velocidade do carro, alertando o serviço de assistência Volvo On Call, ou adotar um plano de ação final, que consiste em reduzir ativamente a velocidade do carro até pará-lo com segurança.

“Há muitos acidentes que são causados por motoristas intoxicados”, diz Trent Victor, professor de Driver Behavior na Volvo Cars. “Algumas pessoas ainda acreditam que podem dirigir depois de tomar uma bebida e que isso não afetará suas capacidades. Queremos garantir que as pessoas não sejam colocadas em perigo como resultado de intoxicação”, completa.

Volvo V40 na Escócia

Em 2018, o Garagem360 testou um Volvo V40 nas estradas da Escócia. Veja as fotos do modelo: