Volvo lança SUV elétrico no Brasil com preço de Jeep Compass
A Volvo abriu a pré-venda para o seu novo SUV elétrico, oferecendo um grande atrativo: o preço, acessível para um carro de marca premium.
A Volvo abriu a pré-venda para o seu novo SUV elétrico nesta quinta-feira (14), oferecendo um grande atrativo: o preço, relativamente acessível para um carro de marca premium.
Dessa forma, ele consegue encarar modelos já consolidados no segmento de SUVs médios, como o Jeep Compass. Descubra a seguir o quanto custa o novo modelo.
Novo SUV elétrico da Volvo tem preço de modelos a combustão como o Jeep Compass
O novo SUV elétrico é o Volvo EX30. O objetivo declarado da marca sueca é alcançar novos públicos e expandir sua participação no mercado brasileiro.
Com o lançamento, a Volvo visa se consolidar na posição de marca mais reconhecida no País em eletrificação e oferecer uma opção inédita de um carro elétrico, premium e mais acessível.
“O Volvo EX30 é uma grande aposta da Volvo para os próximos anos. Assim como o carro, que traz uma pegada mais descolada e personalizável, nosso público também deve se renovar”, destaca Marcelo Kronemberger, diretor Comercial da Volvo Car Brasil.
Segundo o executivo, o preço competitivo da versão de entrada possibilita à marca converter clientes de carros a combustão ao universo dos carros elétricos.
“Eles terão um veículo que, em três anos, consegue uma economia superior a R$ 10 mil em relação aos concorrentes no segmento, além de possuir um atendimento Premium da marca”, afirma.
Revelado em junho deste ano, o Volvo EX30, conta com quatro versões:
- Core Single Engine (51 kWh)
- Core Single Engine Extended Range (69 kWh)
- Plus Single Engine Extended Range (69 kWh)
- Ultra Single Engine Extended Range (69 kWh)
A versão de entrada promete introduzir o estilo escandinavo e luxuoso da marca para um público mais amplo, com valores que partem de R$ 219.950.
Esse valor fica R$ 200 mil abaixo do SUV híbrido plug-in Volvo XC60 Recharge, até agora o modelo mais barato da marca no Brasil (R$ 419.950).
O valor é também comparável ao do Jeep Compass Limited à combustão, que sai por R$ 215.890.
A Volvo informa que os clientes que comprarem o EX30 durante a oferta de pré-venda vão receber um carregador portátil e um wallbox de 7,4 kW gratuitamente.
Confira detalhes sobre o novo Volvo EX30
O Volvo EX30 chega ao Brasil com uma série de novidades em relação aos outros veículos do mesmo segmento.
Uma delas é o design do interior do carro. É possível optar por quatro interiores personalizáveis, todos compostos de materiais reciclados e renováveis como jeans reciclado, linho e lã.
O sistema de som é inspirado no design de áudio doméstico, reunindo vários alto-falantes e preenchendo toda a cabine com um som premium Harman Kardon, para que músicas e podcasts possam ser ouvidos com excelente qualidade de áudio.
O porta-luvas posicionado abaixo da tela central foi ampliado e colocado estrategicamente para que possa ser acessado tanto pelo motorista quanto pelo passageiro.
No quesito segurança, o EX30 vem equipado com a tecnologia Safe Space, que alerta em caso de abertura de portas próximo a ciclistas ou motocicletas.
O modelo é equipado ainda com um novo sistema avançado de alerta de motorista.
O carro conta com um sensor especial, que funciona com algoritmos poderosos e fica localizado atrás do volante.
O equipamento é capaz de detectar movimentos dos olhos e do rosto cerca de 13 vezes por segundo. Dessa forma, o carro pode tentar entender se você está distraído, sonolento ou desatento, mesmo que não tenha notado.
O EX30 é também o carro com a menor pegada de carbono da marca, com menos de 30 toneladas ao longo de 200.000km de condução.
SUV eleetrico mais compacto da Volvo, EX30 oferece bom desempenho
O Volvo EX30 é o SUV mais compacto já projetado pela Volvo, com 4,2m de comprimento e 1,8m de largura, dimensões semelhates às do atual líder do segmento, o VW T-Cross.
Com tração traseira RWD e potência máxima de 272 cv, com 34,9 kgf.m de torque, o EX30 proporciona aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7s para a versão de entrada e 5,3s para as versões Extended Range.
Outra característica notável do EX30 é sua rapidez de recarga, que pode atingir até 153 kW, dependendo da versão.
Isso significa que o EX30 carrega sua bateria de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos.
Com uma pegada mais descolada e personalizável, o carro oferece cinco opções de cores, incluindo a cor exclusiva de lançamento Moss Yellow.
O novo SUV elétrico da Volvo também traz quatro interiores distintos e personalizáveis –Mist, Breeze, Pine e Indigo. Todos adotam uma abordagem mais sustentável em relação aos materiais, cada um com diferentes inspirações da natureza e da moda.
Além de personalizar cores e interiores, o cliente também tem a liberdade de personalizar a motorização do Volvo EX30.
O modelo pode ser adquirido com uma bateria de 51kWh ou 69kWh, dependendo da necessidade de utilização do veículo, o que pode resultar em uma autonomia de aproximadamente 340 ou 470 quilômetros, respectivamente.
Além disso, o Volvo EX30 possui a segurança esperada de um veículo da marca em um pacote compacto, visando a classificação de segurança máxima com tecnologia de prevenção de colisão, alerta de abertura de porta e frenagem automática de baixa velocidade.
Conheça os preços das versões do Volvo EX30
A pré-venda do Volvo EX30 já está aberta por meio do site oficial da Volvo, ou diretamente nas concessionárias da marca.
Os valores especiais de pré-venda são:
- Volvo EX30 Core Single Engine (51kWh) – R$ 219.950
- Volvo EX30 Core Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 239.950
- Volvo EX30 Plus Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 264.950
- Volvo EX30 Ultra Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 279.950
Com esses valores, a Volvo espera abocanhar rapidamente uma fatia importante do mercado brasileiro de SUVs, ao oferecer um veículo premium pelo preço de marcas “comuns”.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.