Volkswagen produziu 14,7 milhões de carros em 65 anos de fábrica no Brasil
Volkswagen produziu 14,7 milhões de carros em 65 anos de fábrica no Brasil. Conheça a Fábrica de Anchieta e sua importância para o setor automotivo do país.
A Volkswagen do Brasil comemorou um marco histórico: 14,7 milhões de carros em 65 anos de fábrica no Brasil. A Unidade Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP), consolidou a marca como uma das principais fabricantes do país.
14,7 milhões de carros em 65 anos da fábrica da Volkswagen no Brasil
Inaugurada em 1959, a Anchieta foi a primeira planta fora da Alemanha da Volkswagen. Desde então, tornou-se um dos principais centros de produção da marca no mundo, contribuindo sensivelmente para o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira.
De lá saíram ícones como Kombi, Fusca, Karmann-Ghia, VW-1600 “Zé do Caixão”, TL, Variant, SP1, SP2, Brasilia, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e mais recente o Polo.
Em outubro deste ano iniciou a produção do Novo Nivus, equipado com o novo VW Play Connect de 10,1 polegadas e o novo aplicativo Meu VW 2.0, e confirmou a versão esportiva GTS do Novo Nivus para o primeiro semestre de 2025.
Com a produção de 14,7 milhões de veículos, a fábrica detém 57% do total produzido pela Volkswagen do Brasil.
“A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), é estratégica para os negócios da Volkswagen do Brasil e seguimos investindo continuamente na unidade que completa 65 anos. No mês passado, iniciamos a produção do Novo Nivus na Anchieta e a linha também receberá o inédito Nivus GTS, já confirmado para o mercado brasileiro para o primeiro semestre de 2025.
Investimento na casa dos bilhões
A Volkswagen continua investindo fortemente na unidade. Além do Nivus GT, a montadora pretende trazer dois outros veículos inéditos para o mercado brasileio.
Para o desenvolvimento e ampliação da produção, Anchieta vai receber parte dos R$ 16 bilhões anunciados pela VW até 2028.
“A Anchieta também terá mais dois veículos inéditos que serão anunciados em breve para impulsionar ainda mais a nossa ofensiva de 16 lançamentos até 2028, como parte dos investimentos robustos de R$ 16 bilhões que estamos fazendo no Brasil no mesmo período, reafirmando a nossa confiança no País”, afirma Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
Centro de Design e Engenharia da Volkswagen
O Centro de Design e Engenharia conta com uma infraestrutura moderna, com laboratórios, equipados com crash-test, oficinas de protótipos, câmara de intemperismo, entre outros recursos avançados.
É de lá que saiu alguns dos destaque da marca, como o Gol GTI em 1988, o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica, o motor 1.0 Turbo em 2000, o primeiro motor flex em 2003, entre outras inovações.
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E qual é a sua história com a Volkswagen? Qual carro marcou alguma época da sua vida? Conte para nós aqui nos comentários!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.