Novo SUV baratinho da Volkswagen já tem local de produção definido

Novo SUV baratinho da Volkswagen já tem local de produção definido. Veja onde será fabricado o SUV Tera, posicionado abaixo do T-Cross.

A VW está prestes a lançar um novo modelo compacto no mercado brasileiro e ele já tem local de produção definido. O novo SUV baratinho da Volkswagen será produzido na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo. 

Novo SUV baratinho da Volkswagen já tem local de produção

A fábrica de Taubaté (SP) é  de onde sai atualmente o carro mais vendido da marca no Brasil, o Polo. Fundada em 1976, já foi responsável pela produção de Gol e Voyage, e vai receber parte dos R$ 16 bilhões em investimentos por parte da montadora alemã.

Segundo a VW, o montante servirá para a ampliação da linha e o novo motor para o sistema híbrido. No entanto, ainda não foi confirmado se o Tera será equipado com motorização híbrida.

Na verdade, pouco sabemos sobre o SUV compacto. Apenas sua plataforma, a MQB-A00, que equipava o Gol antes dele sair de linha e atualmente equipa o Polo.

Novo SUV baratinho da Volkswagen sairá da fábrica de Taubaté - SP - Foto: Divulgação
Novo SUV baratinho da Volkswagen sairá da fábrica de Taubaté – SP – Foto: Divulgação

O que vem depois disso é rumor. Começando com as inspirações do lançamento, que vem lá da Europa oriental, mais precisamente na República Tcheca. 

Lá a subsidiária Skoda acaba de lançar o Kylaq, SUV que compartilha da mesma plataforma do Tera e antecipa o que virá para o modelo nacional produzido em Taubaté.

Quanto às dimensões, o modelo tcheco tem 3,99 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,61 m de altura, com distância entre eixos de 2,56 m.

O modelo tcheco é equipado com o conhecido motor 1.0 TSI, que rende 115 cv de potência, com 18 kgfm de torque, associado a transmissão manual de seis marchas ou automática.

O desempenho não é tão surpreendente. Faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e sua velocidade máxima é de 188 km/h.

Skoda Kilaq - Foto: Divulgação
Skoda Kilaq – Foto: Divulgação

O que esperar do Volkswagen Tera no Brasil?

O Tera vai se posicionar abaixo dos atuais SUVs da Volkswagen: T-Cross e Nivus. 

As medidas são semelhantes às dos futuros concorrentes, o Renault Kardian, Fiat Pulse e Toyota Yaris Cross. Este último chega ao mercado em 2025. 

A princípio não podemos esperar por uma motorização híbrida, até porque a Volkswagen ainda nem apresentou um motor com essa tecnologia no Brasil. Talvez em um segundo momento, a montadora prepare algo do tipo para o mercado nacional, já que as concorrentes já estão caminhando para esse rumo. 

Qual será o valor do Volkswagen Tera?

Quanto aos preços, podemos esperar algo um pouco abaixo dos atuais R$ 119.990 cobrados pelo T-Cross Sense (versão de entrada).

Leia também:

Tera – SUV é comparado com carros de alto padrão – Será tudo isso mesmo?

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA