Volkswagen e a Renault se preparam para o futuro; saiba quais são os planos
Veja quais são os planos da Volkswagen e da Reanult para o futuro, período que apresentarão alternativas ao Fiat Pulse.
A Fiat mostrou que a receita do Pulse, um SUV de entrada que pode substituir alguns hatches deu certo e agradou o público. Com isso, outras marcas também possuem planos semelhantes, como a Renault com um novo veículo com produção em São José dos Pinhais, e a Volkswagen que apresentará o Gol SUV.
Novos SUVs da Volkswagen e Renault podem chegar para brigar com o Fiat Pulse
No ano passado, a Fiat apresentou no mercado nacional o Fiat Pulse, um SUV de porte menor que os utilitários esportivos compactos. O modelo chegou para ser uma nova opção para quem busca características do segmento por um preço mais acessível.
A estratégia deu certo tendo em vista a boa procura pelo modelo. No acumulado do ano, entre os meses de janeiro e julho, ele emplacou 29.335 unidades, conforme os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabreve.
Somente no mês passado foram 5,3 mil emplacamentos, número que deixou o Pulse em oitavo lugar entre os carros 0 km mais vendidos.
Porém, não é somente a montadora italiana que tem planos em lançar veículos como esse no mercado nacional. A Volkswagen e a Renault são nomes que também possuem cartas na manga para desenvolver modelos aptos a competir com o Pulse.
Volkswagen Gol SUV
Hoje, muito se fala do Gol SUV, um modelo que será lançado daqui uns anos e chegará para substituir o atual e lendário hatch da marca. Conforme informações do portal Auto+, ainda no início do ano, o projeto VW 246, nome técnico do Gol, o modelo com nova carroceria será lançado em um período após a saída de linha do hatch, que acontece no fim do ano.
O modelo usará a plataforma MQB e será posicionado acima do Polo e abaixo do Nivus. O modelo deve ser fabricado em Taubaté, interior de São Paulo, local onde o atual Gol e Voyage são produzidos.
A nova geração da plataforma MQB usada pelo novo Gol SUV foi desenvolvida em conjunto com a Skoda, para ser uma alternativa mais simplificada e usada em mercados como o Brasil.
Ainda de acordo com as informações do Auto+, o novo Gol SUV terá um porte semelhante ao do Volkswagen Polo, ou seja, algo em torno de 4,10 metros de comprimento, 1,46 metros de altura e 1,78 metros de largura.
Renault não fica para trás
A Renault também possui planos para lançar um novo produto para competir com o Pulse.
Trata-se de um SUV que será produzido na planta de São José dos Pinhais, no Paraná. Dentro do portfólio da marca francesa, o novo veículo estará posicionado abaixo do Duster, e compartilhará muitos detalhes da nova geração do Stepway.
O Dacia Stepway vendido na Europa deve servir de inspiração para o desenvolvimento do veículo. No quesito tamanho e capacidade, ele se assemelha bastante com o Pulse. Além disso, ele também deve vir dotado com um motor 1.0 turbo.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.