Onix: retomada da produção deve atrasar outra vez; qual o motivo?

onix
Fábrica da GM está paralisada desde o mês de março. (Foto: Zero Hora)

Depois de pelo menos três adiamentos, a retomada da produção da GM Gravataí (GM) é adiada mais uma vez. A previsão, agora, é para o dia 16 de agosto. Assim, alguns modelos devem ter a produção atrasada, como o Onix, por exemplo.

Onix
Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet Brasil)

Fábrica do Onix paralizada

Desde o último mês de março a fábrica de Gravataí (RS) está com a produção paralisada. O motivo é a falta de semicondutores, que afeta a indústria automotiva  global. Dessa forma, modelos com este componente não estão saindo da linha de produção em todo o mundo.

Por outro lado, nenhuma das montadoras precisou paralisar por tanto tempo, como a GM. A montadora ainda passa por outros problemas, que atingem mais unidades de fábrica no Brasil, além de países da América do Norte.

Por exemplo, a fábrica de São Caetano do Sul (SP) também paralisou a linha de montagem. Assim, podem  ocorrer atrasos com o SUV compacto Tracker e a minivan Spin.

Onix
Fábrica da GM em Gravataí /RS. (Foto: Divulgação / GM))

 

Atraso na produção do Onix já é o mais longo da história e gera prejuízos

O atraso na retomada da produção do Onix, devido à paralisação da fábrica na cidade de Gravataí (RS), é a mais longa da historia da empresa, até o momento.

Com isso, a GM já perdeu a liderança de mercado no Brasil. Além disso, arca com prejuízos.

Por exemplo, durante cinco anos, o Onix esteve entre os veículos mais vendidos do país. Mas, depois da crise provocada pela falta de semicondutores e a não retomada da produção, as vendas despencaram. Dessa forma, motivo de preocupação não só para a GM, bem como para as concessionárias.

Leia mais em: Como a falta a crise de semicondutores tirou o Onix da liderança 

Itens do Onix desviados?

De acordo com fontes ligadas à empresa, a GM do Brasil chegou a levantar a questão de que o componente estaria sendo desviado. Assim, enviado para outras fábricas do grupo, como as do México. No caso, devido à produção de veículos com valores mais altos.

No entanto, representantes do grupo negaram tal afirmação. E que, a não retomada da produção do Onix no Brasil se deve, realmente, aos semicondutores.

Chevrolet Onix LTZ ou Premier?
Onix e a falta de semicondutores (Foto: Divulgação / GM)

Para a imprensa, o grupo se posicionou oficialmente. “Assim como as fábricas da GM no Brasil que sofreram impactos na produção em decorrência da escassez de peças, outras unidades em diversas localidades da montadora também tiveram interrupções”, diz o comunicado, que fora enviado para o site Automative Businnes.

“Entre elas, as duas fábricas do México. além de plantas nos Estados Unidos, Canadá e Coréia. A estratégia de alocação de peças da GM é global e leva em consideração diversos fatores. Dentro deste cenário, é importante ressaltar que não houve ‘desvio de fornecimento de componentes em falta’ para outras unidades da companhia localizadas no México”, continua o comunicado da empresa.

Por outro lado, a empresa não se posicionou a respeito do tempo de paralisação da fábrica em Gravataí (RS). Isso porque a GM alega que o problema é apenas a falta de semicondutores.

Resta aguardar…

Onix em falta
Chevrolet tem enfrentado dificuldades para produzir o hatch |Foto: Divulgação/Chevrolet

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar