Onix: entenda como a crise dos semicondutores tirou o modelo da liderança

O Chevrolet Onix foi o carro mais vendido no Brasil por seis anos seguidos. No entanto, o modelo caiu para o 11º lugar no último mês de maio, enquanto que o sedã (Onix Plus) foi apenas o 16º no ranking. Além disso, não está em produção na desde o último mês de abril, na fábrica de Gravataí (RS).

E o motivo apontado pela montadora é o falta de semicondutores, que vem afetado o setor em geral.

Por outro lado, de acordo com o diretor de marketing da GM, Hermann Mahnke, a estratégia não é retirar o componente do carro. Isso porque, segundo o executivo, a remoção dos semicondutores afetaria seu posicionamento, conquistado ao longo dos seis anos na liderança: de 2015 a 2020.

Posicionamentos

“Queremos a liderança a qualquer preço?”, pergunta Mahnke. “Não. A gente quer essa liderança com qualidade, com saúde, podendo vender 80% do mix no varejo. Podendo vender 35% ou 40% de um mix muito mais rico”, posiciona-se o diretor.

“A falta de componentes é global e atinge todas as montadoras. O que diferencia a fábrica de Gravataí das demais são dois fatores: os produtos feitos em Gravataí são de grande volume. Assim, por serem mais tecnológicos do que outros modelos compactos do mercado, requerem um número bastante superior de semicondutores”, explica Mahnke.

Assim, a montadora responde na contramão do mercado, que parece acreditar que a estratégia da GM para o Chevrolet Onix foi posta à prova com a crise dos semicondutores. Por exemplo, em 2020, sexto ano seguido de sua liderança em vendas, o Onix driblou a pandemia e fechou a temporada com 135,4 mil vendas. Isso significa quase 49 mil carros a mais que o, então, vice líder de vendas, o Hyundai HB20.

Para completar, o presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga diz que foi agregando as tecnologias inovadoras que a Chevrolet transformou seus veículos em referência em segurança, conforto, conectividade e performance. “Não vamos deixar de oferecer aquilo que mais valoriza um automóvel nem focar em versões básicas, em razão da escassez momentânea de suprimentos. Mesmo que isso impacte temporariamente nossa produção”, afirma Zarlenga.

 

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Foto: Pinterest

Em maio, Chevrolet Onix aparece na 11ª posição e o modelo Plus na 16ª

Conforme a Fenabrave, no mês de maio/2021, o Onix aparece na 11ª posição entre os mais vendidos e o modelo Plus, em 16º. Enquanto isso, o Fiat Argo e a Fiat Strada, lideram com o 1º e 2º lugares, respectivamente. Veja:

  1. Fiat Argo: 10.929 unidades
  2. Fiat Strada: 9.918 unidades
  3. Fiat Mobi: 7.443 unidades
  4. Jeep Renegade: 7.361 unidades
  5. Hyundai HB20: 7.290 unidades
  6. Hyundai Creta: 6.983 unidades
  7. VW Gol: 6.795 unidades
  8. Jeep Compass: 6.135 unidades
  9. VW T-Cross: 5.486 unidades
  10. Renault Kwid: 4.852 unidades
  11. Chevrolet Tracker: 4.718 unidades
  12. Fiat Toro: 3.942 unidades
  13. Chevrolet Onix: 3.820 unidades
  14. Toyota Corolla: 3.790 unidades
  15. Toyota Corolla Cross: 3.678 unidades
  16. Chevrolet Onix Plus: 3.367 unidades
  17. Toyota Hilux: 3.132 unidades
  18. Honda HR-V: 3.095 unidades
  19. Nissan Kicks: 2.879 unidades
  20. VW Voyage: 2.850 unidades

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
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