Volkswagen aposta em montadora chinesa para expandir território

A Volkswagen intensifica sua parceria estratégica com a chinesa XPeng, buscando inovar em veículos elétricos e a combustão para reconquistar a liderança no mercado chinês.

A indústria automotiva global vive um momento de grandes transformações, impulsionado pela eletrificação e pela revolução dos softwares. Neste cenário, a Volkswagen está redefinindo sua estratégia para o mercado chinês, o maior do mundo.

Volkswagen aposta em parceria com montadora chinesa Xpeng

Em uma parceria estratégica com a montadora chinesa XPeng, a empresa alemã busca não apenas competir, mas também inovar, estendendo a colaboração para além dos veículos elétricos (EVs) e incluindo plataformas de motores a combustão e híbridos plug-in (PHEVs).

A aliança entre a Volkswagen e a XPeng começou focada em veículos elétricos, mas agora evoluiu para uma colaboração mais abrangente. Elas estão desenvolvendo em conjunto uma nova arquitetura eletrônica, chamada de China Electronic Architecture (CEA), um sistema modular que funcionará em veículos elétricos, a combustão e híbridos.

Essa é uma jogada audaciosa, pois arquiteturas tradicionais são geralmente segregadas por tipo de motorização. Com um sistema unificado, a parceria busca reduzir a complexidade e os custos de desenvolvimento, acelerando o ciclo de inovação de software.

Xpeng P7 - Carro elétrico mais rápido em teste de resistência de 24 horas - Foto: Divulgação
Xpeng P7 – Carro elétrico mais rápido em teste de resistência de 24 horas – Foto: Divulgação

Por que a Volkswagen precisa da China?

A Volkswagen, que já foi líder de mercado na China, viu sua posição ser ameaçada pela ascensão de montadoras locais como BYD, NIO e a própria XPeng. A China responde por uma fatia significativa do lucro global da Volkswagen, mas a transição acelerada para veículos elétricos no país tem favorecido os players locais, que se destacam pela agilidade na inovação de software e sistemas de assistência ao motorista (ADAS).

A Volkswagen tem uma forte presença na China através de duas grandes joint ventures: a SAIC Volkswagen e a FAW-Volkswagen. Essas parcerias, estabelecidas há décadas, foram fundamentais para o sucesso da marca no país.

No entanto, o rápido avanço tecnológico das empresas chinesas, especialmente na área de software e conectividade, tem feito com que a Volkswagen busque novas formas de se manter competitiva.

A parceria com a XPeng é uma resposta direta a esse desafio. A colaboração permite à Volkswagen integrar tecnologias de ponta, como sistemas de condução autônoma e cockpits inteligentes, em seus veículos de forma mais rápida e eficiente. O novo sistema CEA, por exemplo, reduz o número de unidades de controle eletrônico em 30% e os custos em até 40%, alinhando-se ao objetivo da Volkswagen de alcançar a paridade de custos com seus concorrentes chineses.

Joint Venture SAIC e Volkswagen na China - Foto: Divulgação
Joint Venture SAIC e Volkswagen na China – Foto: Divulgação

Uma aposta no futuro

Para a XPeng, a parceria com a Volkswagen oferece uma dupla vantagem. Em primeiro lugar, expande a implementação de sua arquitetura eletrônica em toda a linha de veículos da Volkswagen na China, criando economias de escala para sua tecnologia.

Em segundo lugar, reforça a posição da XPeng como um fornecedor de tecnologia confiável para montadoras globais, um papel crucial em um mercado onde os veículos definidos por software se tornam o novo padrão.

A colaboração entre Volkswagen e XPeng não é apenas sobre a produção de carros, mas sobre a integração de conhecimento e a criação de novas tecnologias que beneficiarão ambas as empresas.

Você acredita que essa parceria entre uma montadora tradicional como a Volkswagen e uma empresa de tecnologia chinesa como a XPeng é o caminho para o futuro da indústria automotiva? 

Leia também: Kombi elétrica (ID. Buzz) enfrenta desafios de venda no Brasil e nem nos Estados Unidos

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA