VW suspende vendas do ID.3 de entrada por falta de chips

Não é só no Brasil que a crise dos semicondutores está afetando o mercado automotivo. Fabricantes instaladas na Europa, da América do Norte e na Ásia também sofrem com os efeitos causados pela escassez de componentes. Um das marcas mais afetadas, a Volkswagen terá que suspender as vendas da versão de entrada de um de seus modelos no Velho Continente. Trata-se do ID.3, que é um hatch com motor elétrico.

ID.3
Foto: DIvulgação/Volkswagen

VW suspende vendas do ID.3 de entrada por falta de chips

A informação é do portal especializado em veículos elétricos e híbridos “InsideEVs”. De acordo com eles, a configuração Pure, que custa a partir de 32 mil euros (Alemanha), ficará um tempo sem ser vendido pela montadora. Sua fábrica fica na cidade de Dresden.

ID.3
Foto: DIvulgação/Volkswagen

Questionada pela equipe de reportagem, a Volkswagen confirma a informação que o problema está no fornecimento da peça. Ela ainda diz que a baixa procura das versões mais em conta foi importante para tomar esta decisão. Novos pedidos só poderão ser feitos a partir de 2022. Mas quem já reservou a sua unidade não sofrerá tanto. Segundo a fabricante alemã, os exemplares deles serão produzidos.

Já em comentário à agência de notícias Reuters, a VW diz que novas mudanças não estão descartadas. Além disso, ela diz que “o fornecimento de chips no terceiro trimestre seja muito volátil e apertado”.  isso é um dos reflexos de uma crise global. Muitas marcas estão sendo afetadas fortemente pela crise dos semicondutores.

Foto: DIvulgação/Volkswagen

Este veículo faz parte da nova linha elétrica da Volkswagen. Ele revelado pela marca em 2019 e suas vendas começaram no ano passado. Seu porte médio faz lembrar tanto o Polo quanto o Golf. Ele mede 4.261 mm de comprimento, 1.809 mm de largura e 1.552 mm de altura.

Leia mais: Crise de chips segue paralisando montadoras como Ford, VW e Toyota

Foto: DIvulgação/Volkswagen
ID.3
Foto: DIvulgação/Volkswagen

Sob o capô está o eficiente motor elétrico. Nesta versão em específico, ele pode gerar uma potência máxima de 150 cv. Já a bateria instalada no VW ID.3 Pure tem capacidade de 45 kWh. Ela faz com que o veículo se locomova por 330 km (Ciclo WLTP) sem recarregar a bateria,

O lado brasileiro

Fábrica da VW em Taubaté-SP (Foto: DIvulgação/Volkswagen)

Por aqui a situação não é muito diferente. Mesmo com a volta das atividades na fábrica da Chevrolet (em Gravataí-RS) e da Fiat (Betim-MG), algumas marcas ainda sofrem com paralisações. Inclusive a própria Volkswagen. A fábrica localizada em Taubaté-SP, por exemplo, terá que suspender a produção do Gol e do Voyage mais uma vez.

De acordo com o site “Guia do Carro”,  ela dará férias coletivas para cerca de 2 mil funcionários. Um outro motivo desta suspensão é o lockdown decretado pelo governo da Malásia. O país é um dos grandes produtores de semicondutores e está sofrendo por conta do aumento de casos da Covid-19.

Esta paralisação começará no próximo dia 30. A previsão é que os colaboradores voltem ao trabalho depois de um período de dez dias. Até o fechamento desta matéria, Toyota e Renault também estavam com suas atividades paradas. A previsão é que elas voltem o normal no fim deste mês.

E querendo ou não, isso acaba refletindo nas produção e na venda de veículos novos. Os dados da Anfavea mostram que em julho, apenas 163.6 unidades foram produzidas em todo o País. O que representa uma queda de 2% ao mês anterior e 4,2% em relação ao mês de julho de 2020. Já o número de vendas de automóveis leves teve uma queda de 7,30% com relação ao mês de junho, de acordo com a Fenabrave.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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