Volkswagen ‘admite derrota’ e anuncia a volta dos botões físicos em seus carros

A Volkswagen anuncia uma mudança radical no design do novo ID.4 2026, com o retorno dos botões e manoplas físicas, corrigindo um dos maiores problemas de seus veículos elétricos.

A Volkswagen está se preparando para uma mudança radical em sua estratégia de design, e o novo ID.4 2026 é o principal exemplo dessa transformação. Após anos de críticas de clientes e especialistas, a montadora alemã está “admitindo a derrota” no uso excessivo de controles por toque e trazendo de volta os amados botões e manoplas físicas para o interior de seus carros.

 

Volkswagen ‘admite derrota’ e anuncia a volta dos botões físicos em carro elétrico

O anúncio, feito durante a IAA Mobility Show, sinaliza um novo caminho para a linha de veículos elétricos da VW. O CEO Thomas Schäfer confirmou que o ID.4 2026, apelidado internamente de “Tiguan elétrico” em referência a um de seus carros de maior sucesso, passará por uma reformulação completa, tanto no design exterior quanto no interior.

O novo visual do ID.4 2026 será inspirado no conceito ID. Cross, com linhas mais marcantes e uma presença mais robusta na estrada. Embora a Volkswagen o chame de um “facelift de meia-idade”, o chefe de design Andreas Mindt o trata como uma nova geração, com o objetivo de alinhar o SUV à nova linguagem visual da marca para veículos elétricos.

O CEO Schäfer descreveu o novo carro como “muito bonito” e “um grande avanço”.

Volkswagen 'admite derrota' e anuncia a volta dos botões físicos em carro elétrico - Foto: Divulgação
Volkswagen ‘admite derrota’ e anuncia a volta dos botões físicos em carro elétrico – Foto: Divulgação

Leia aqui: Volkswagen é processada por botões touch envolvidos em acidentes fatais

A revolução do interior: a volta dos botões

O ponto mais crucial da renovação é o retorno dos controles físicos. A Volkswagen está corrigindo um dos maiores pontos de reclamação dos clientes do ID.4 atual, que criticavam a falta de praticidade dos botões sensíveis ao toque.

Segundo Kai Grünitz, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Volkswagen, a cabine será totalmente nova e terá uma interface mais amigável, com botões e manoplas para funções como controle de volume, climatização e outras operações essenciais.

Mais botões físicos na próxima geração da VW - Foto: Divulgação
Mais botões físicos na próxima geração da VW – Foto: Divulgação

Essa mudança reflete um movimento em toda a indústria automotiva, que tem visto a frustração dos motoristas com as telas táteis para funções básicas. 

A Volkswagen, que já havia feito melhorias de software no sistema de infoentretenimento, agora dá um passo definitivo para priorizar a usabilidade e a segurança, garantindo que os motoristas não precisem desviar o olhar da estrada para ajustar o ar-condicionado ou o volume do rádio.

O que você acha da volta dos botões físicos nos carros? Você prefere telas táteis ou controles tradicionais? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia aqui: Revolução na produção: Volkswagen investe R$ 6 bilhões em Inteligência Artificial

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA