Versão especial da L200 Triton Savana ganha nova geração; veja fotos
Mitsubishi Motors apresenta a segunda geração da série especial da L200 Triton Savana alusiva ao principal rally das Américas.
Às vésperas da 31ª edição do Rally dos Sertões, evento esportivo da qual é patrocinadora, a Mitsubishi Motors apresenta a segunda geração da série especial L200 Triton Savana Sertões, como forma de homenagear o maior rally das Américas.
Confira fotos e preços da Mitsubishi L200 Triton Savana 2024
Desenvolvida em parceria com os organizadores da prova, a série especial da picape traz detalhes exclusivos que remetem à competição. O modelo será produzido sob encomenda, que pode ser feita a partir desta segunda-feira (7) no site da Mitsubishi Motors, com o valor de venda partindo de R$ 311.990.
A Mitsubishi L200 Triton Savana Sertões 2024 oferece uma série de detalhes exclusivos que fazem alusão à competição. Por fora, a picape leva a nova cor Cinza Concrete Spot com detalhes em laranja, cor usada no emblema oficial do Sertões em conjunto com o tom preto brilhante, o que oferece ao modelo um visual bastante esportivo.
Diferenciais de design
Na parte da frente, o laranja “Sertões” está presente em faixas que saem da parte superior da grade frontal e percorrem todo o capô do veículo. O “skid plate” (placa antiderrapante) na parte inferior da dianteira da picape também recebeu a cor especial que, em contraste com o preto brilhante de parte da grade, confere um visual bastante esportivo e robusto.
O bagageiro com acabamento antirriscos e identificação Savana possui capacidade de carga de até 50 kg. O item carrega uma prancha de desencalhe de cor preta, exclusiva da Savana Sertões, perfeita para situações de off-road extremo.
As rodas de liga leve aro 17” foram pintadas de preto com um pequeno detalhe laranja. São calçadas por pneus GoodYear Duratrack 265/70R17, projetado para enfrentar situações severas fora de estrada, com seus dentes de serra nos sulcos. Os pneus oferecem maior tração na lama e, ao mesmo tempo, uma condução suave e sem ruídos no asfalto.
Como contraste ao preto das rodas, a série especial Sertões traz um adesivo em preto e laranja com o emblema 4×4, que reveste todo o espaço entre-eixos na parte inferior da lateral da picape.
Ainda na lateral, as maçanetas das portas receberam acabamento em preto que ajudam a destacar o adesivo laranja com a logomarca Sertões presente no final da caçamba, próximo à lanterna traseira.
A parte traseira também é marcada pela logo do Sertões colocada bem abaixo do badge com a versão da picape, colado na tampa da caçamba, cuja maçaneta teve o acabamento cromado substituído por um preto brilhante, que combina perfeitamente com o ultra resistente revestimento X-Liner que protege e otimiza a capacidade de carga da picape.
Interior exclusivo
O visual interno da L200 Triton Savana Sertões 2024 traz o mesmo apelo esportivo e robusto dado na parte de fora.
Destaque para o revestimento em borracha vulcanizada no assoalho da picape. Prático e de fácil lavagem, o revestimento é ideal para proteger o carro da lama.
O painel central recebeu detalhes de acabamento também laranja brilhante assim como as saídas de ar e a moldura do sistema de transmissão. O contraste dos detalhes na cor laranja é evidenciado no revestimento das portas, na cor preta.
DNA 4×4
A L200 Triton Savana Sertões 2024 foi projetada para entregar bom desempenho em todos os tipos de terreno. A picape reúne conforto e dirigibilidade de um SUV de luxo com a capacidade 4×4 que está presente no DNA do modelo desde sua primeira versão, apresentada há mais de 40 anos – uma história marcada por sucesso de vendas.
O sistema de suspensão é independente na dianteira e com eixo rígido na traseira. Extremamente bem calibrada, ela garante o bom desempenho e ajuda a encarar os mais variados desafios off-road, mas também a superar lombadas, buracos e valetas com facilidade, além de oferecer um bom controle de movimentação de carroceria, o que assegura conforto aos ocupantes.
A picape é equipada com o sistema Super Select 4WD-II (SS4-II), que oferece ao motorista quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:
- 2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave
- 4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central
- 4HLc – Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência como terra e cascalho
- 4LLc – Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama
E a picape também conta com o exclusivo Off-Road Mode, um moderno e tecnológico recurso que deixa a picape ainda mais preparada para encarar os mais variados terrenos. São quatro opções que garantem um excelente desempenho em diversos tipos de piso: Cascalho, Lama/Neve, Areia e Pedra.
Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando transmissão, sistema de freios e os controles de estabilidade e de tração.
Também está presente com o Controle de Descida em Rampas (HDC), que permite ao veículo descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com baixa aderência, em velocidade controlada.
A aptidão para encarar todos os tipos de terrenos também está nos generosos ângulos de entrada, saída e brake over, com 32º, 23º e 25º respectivamente, além da ampla capacidade de travessia em trechos alagados, que podem ter até 700 mm de profundidade.
Para situações em que uma ou mais rodas estão destracionadas, a picape conta com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC), que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a roda que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo. Adicionalmente, controla o torque do motor para evitar escorregamentos.
O sistema de tração também conta com sistema de bloqueio do diferencial traseiro, que permite que as duas rodas do eixo de trás recebam tração de forma idêntica, o que é muito útil em uma situação de atolamento, ou mesmo quando uma das rodas não está em contato com o solo.
Tecnologia e conforto
A tecnologia é um dos pontos altos da L200 Triton Sport Sertões. O modelo foi equipado com uma série de sistemas garantem mais conforto e segurança aos seus ocupantes.
O sistema de entretenimento colocado no painel central é da marca JBL, uma das referências em qualidade de som e conectividade. Com tela sensível ao toque de 7 polegadas, o sistema multimídia pode ser totalmente integrado ao smartphone por meio das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto.
O motorista pode espelhar uma série de aplicativos como Waze, Google Maps, Spotify e, com isso, manter sempre os olhos o máximo de tempo na estrada.
O painel de instrumentos do motorista tem um visual moderno e conta com display colorido que exibe inúmeras informações do computador de bordo.
A picape conta também com sensor crepuscular, um sistema que garante o acendimento automático dos faróis, além de sensor de chuva sensores de estacionamento e câmera de ré.
O sistema de ar condicionado é super eficiente por conta das saídas de ar colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferir para a fileira de trás.
Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, por meio de um comando localizado no teto.
O seletor de temperatura é digital de duas zonas, que permite que o motorista e o passageiro do banco da frente escolham temperaturas distintas para a cabine.
Motor e câmbio
Debaixo do capô, a Mitsubishi L200 Triton Savana Sertões 2024 traz um sistema de transmissão automática de seis velocidades, com opção para trocas sequenciais por meio de “borboletas” atrás do volante.
A relação de marchas foi muito bem calibrada para utilizar o torque máximo do motor em baixas rotações e todo o conforto com o mínimo de vibrações e ruídos na cabine, em velocidade de cruzeiro.
O motor que equipa todas as versões da L200 Triton é o 2.4 Turbodiesel de quatro cilindros com estrutura leve em alumínio, o que ajuda a otimizar o consumo de combustível.
O propulsor traz a tecnologia de válvulas variáveis MIVEC e turbina de geometria variável, que o torna capaz de desenvolver 190 cv de potência e torque de 43,9 kgf.m.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Eu adquiri uma Sertões, estou satisfeito, se possível vai ser minha camionete daqui para frente, já tive Hilux e S10 anteriormente!!!!