Verdadeiras ESTRELAS: conheça os carros que já foram protagonistas nos Jogos Olímpicos

Conheça os veículos que já foram destaques dos jogos olímpicos e o que eles têm de tão especial em relação aos seus concorrentes

Ao longo da história, muitos carros tiveram presença importante nas Olímpiadas. Logo abaixo, o Garagem360 revela alguns modelos que, com certeza, ganhariam medalha de ouro. Acompanhe!

BMW 1602 foi um dos destaques das Olimpíadas - Foto: divulgação
BMW 1602 foi um dos destaques das Olimpíadas – Foto: divulgação

Quais são os carros das Olímpiadas? 

Opel Olympia

Opel Olympia - Foto: divulgação
Opel Olympia – Foto: divulgação

A nossa jornada começa entre as décadas de 1930 e 1940. Naquele período, a Alemanha fabricava o primeiro veículo em massa. Ele foi lançado, mais precisamente, em 1935. 

O seu nome veio de uma referência à Olimpíada de Berlim, que seria realizada em 1936. Além disso, foi o único veículo da montadora que o seu nome não foi inspirado em temas militares. 

Também vale citar que o automóvel foi pioneiro em seu país ao substituir o chassi tradicional por uma carroceria do tipo monobloco. 

Leia também:

BMW 1602

O primeiro veículo elétrico da BMW foi usado como meio de transporte para o comitê organizador das Olimpíadas.

Em 1972, o mundo conheceu um automóvel que, embaixo do capô, tinha 12 baterias padrão de chumbo-ácido. Elas pesavam 350 quilos e forneciam energia para ativar o motor elétrico de 32kW de potência (o equivalente a 43 cavalos).

O veículo alemão foi fabricado com um sistema de freios regenerativo, que, para a época, foi considerado uma inovação. Isso porque, ele produzia eletricidade com a força das frenagens. 

Esse carro está no acervo da BMW e, segundo a montadora, às vezes, ele é colocado em exposição no BMW Museum, que fica localizado na cidade de Munique, Alemanha. 

O curioso é que ele está em condições ideais de funcionamento. 

Sedici

Já nos anos 2000, a Fiat apresentou o Sedici. O lançamento ocorreu durante os Jogos de Inverno de Turim. 

Toyota Mirai

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Uma das parceiras oficiais dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024 escolheu o Mirai para ser o automóvel oficial da marca durante o evento. Trata-se de um veículo movido a hidrogênio. 

Contudo, um grupo de 120 cientistas acadêmicos e engenheiros das universidades de Cambridge, Oxford e Colorado não aprovaram a ideia. 

De acordo com os especialistas, em carta aberta, apenas veículos elétricos movidos à bateria (BEV) são sustentáveis.

“A Olimpíada de Paris estão sendo usadas pela Toyota para promover carros, ônibus e outros veículos movidos a hidrogênio como uma solução para a mudança climática. Isso está cientificamente desalinhado com o conceito de emissão zero”, destaca David Cebon, diretor do Centro de Transporte Rodoviário Sustentável da Universidade de Cambridge.

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe. 

Leia também: Estudo revela qual é o carro usado por menos de R$ 50 mil favorito do brasileiro

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA