Venda de carros importados cai 14,4% em agosto no Brasil
Alguns setores do mercado automotivo apresentaram baixas nas vendas em agosto. Uma delas foi a venda de carros importados: queda foi de 14,4%.
Alguns setores do mercado automotivo apresentaram baixas nas vendas neste último mês. Uma delas foi a venda de carros importados. De acordo com o balanço feito pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), esta retração foi de 14,4%.
A entidade divulgou os resultados no último sábado (04/09). Ela levou como consideração a venda das onze marcas afiliadas. São elas: Aston Martin, BYD, Caoa Chery, JAC Motors, Jaguar, Kia Motors, Land Rover, Mclaren, Porsche, Suzuki e Volvo.
Venda de carros importados cai 14,4% em agosto no Brasil
De acordo com o levantamento, elas foram responsáveis pela venda de 2.188 unidades no último mês. Uma queda considerável, considerando que foram vendidos Venda de carros importados cai de 14,4% em agosto no Brasil 2.555 veículos no últimos mês de julho.
O mesmo resultado pode ser visto ao compararmos ao mês de agosto do ano passado. Naquele mês, a Abeifa registrou 2.707 unidades. Isso significa que o número de licenciamento deste mês foi 19,2%. No entanto, o número acumulado de vendas (de janeiro até agosto) sofreu um aumento de 5,3%. Até este atual momento, foram vendidos 17.924 carros importados. Neste mesmo momento, só que no ano passado, foram registradas 17.022 vendas de carros importados.
A Abeifa também contabiliza a venda das fabricantes filiadas que produzem carros por aqui. No caso, sobram apenas a Caoa Chery, a Land Rover e a Suzuki. Juntas, ela venderam no último mês 4.813 unidades.
Uma queda de 0,6% com relação a julho. Entretanto, a situação muda quando comparamos com o mês de agosto de 2020. Foi registrado um aumento de 74,4%. Já a venda acumulada desta categoria foi de 30.963 unidades. Uma alta de 79% com relação ao ano passado.
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Agora, se juntarmos os dois quesitos, a associação registrou a venda de 48.887 unidades vendidas até agosto passado. Um aumento de 42,5%, se colocarmos lado a lado com o resultado obtido nos oito primeiros meses de 2020.
E os números poderiam ser maiores, se não fosse a crise dos semicondutores. É isso que diz João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa. “Os resultados comerciais das associadas poderiam ter sido melhores em agosto. Mas ainda persistem forte influência do câmbio e a falta de vários produtos de nossas marcas, por conta do abastecimento instável de insumos”.
Volvo lidera mercado de importados e Caoa Chery nos nacionais
Este levantamento da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) também trouxe o desempenho de cada marca. Como foi dito acima, onze montadoras são filiadas a ela. E entre elas, quem se destaca é a Volvo.
A montadora teve 814 unidades vendidas em todo o Brasil. Por aqui, a empresa sueca vende apenas veículos híbridos. Sendo que o SUV intermediário XC60 foi responsável pela maior parte das vendas (459 unidades).
Atrás dela vem a sul-coreana Kia. No último mês, foram registradas 515 unidades comercializadas. O seu produto ,mais vendido é o furgão Bongo. Na terceira posição está a Porsche (325 unidades). Na quarta, a inglesa Land Rover (321 unidades). Fechando o Top 5 está a Jac Motors (86 unidades).
Já a Caoa Chery se destaca entre as empresas que fabricam em terras brasileiras. Ao final do mês de agosto, a entidade tinha registrado 4.712 unidades comercializadas. Já a Suzuki vem logo atrás (78 unidades). Já a Land Rover fecha o pódio (23 unidades).
Veja abaixo o ranking completo das vendas de carros importados (por marca)
1º – Volvo (814 unidades)
2º – Kia Motors (515 unidades)
3º – Porsche (325 unidades)
4º – Land Rover (321 unidades)
5º – JAC Motors (86 unidades)
6º – Suzuki (76 unidades)
7º – Jaguar (44 unidades)
8º – Caoa Chery (8 unidades)
9º – Mclaren (2 unidades)
10º – Aston Martin (0 unidades)
11º – BYD (0 unidades)
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.