Veja como funciona a suspensão adaptativa do Ford Mustang

Demorou quase 50 anos, mas finalmente o Ford Mustang passou a ter uma suspensão mais moderna na nova geração. Entenda como funciona a tecnologia atual.

Demorou quase 50 anos, mas finalmente o Ford Mustang passou a ter uma suspensão mais moderna na nova geração. Até o lançamento do modelo atual, em 2015, o muscle car utilizava o sistema de eixo rígido na traseira. Agora, ele conta com um conjunto independente nas rodas posteriores, que também tem o auxílio de amortecedores magnéticos.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Isso permite que o sistema se ajuste de acordo com as condições da pista e do modo de condução selecionados pelo motorista. Os amortecedores MagneRide são equipados com um fluido viscoso eletromagnético e sensores que ajustam instantaneamente o comportamento da suspensão para oferecer a melhor resposta em cada situação. O resultado é maior conforto em retas e um desempenho mais firme em curvas.

Como funciona

Para funcionar, o sistema utiliza um fluido magnetoreológico (MRF). As partículas desse óleo reagem quando um campo eletromagnético é aplicado e mudam a sua viscosidade. Isso altera o comportamento na absorção de impactos. Outra característica dessa tecnologia é o seu controle mais preciso. Isso por causa da variação de intensidade do campo eletromagnético.

LEIA MAIS: Ford Mustang começa a ser vendido no Brasil por R$ 299.900; veja fotos do modelo

Dicas de segurança para dirigir na neblina

Os sensores monitoram as condições da pista e os eletroímãs controlam as partículas de ferro suspensas no óleo. O campo magnético é ajustado automaticamente 1 mil vezes por segundo para alinhar as partículas em cada amortecedor. Essa tecnologia também é utilizada em próteses de última geração de atletas amputados que praticam esportes radicais, como snowboard e esqui.

Confira no vídeo do canal da Ford no YouTube mais detalhes do funcionamento do sistema.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA