Veja como antecipar o licenciamento 2022 no DF
Veja o passo a passo para realizar o pagamento do licenciamento 2022 de forma antecipada no Distrito Federal, confira.
O licenciamento 2022 para os veículos registrados no Distrito Federal vencem apenas a partir de setembro. No entanto, é possível pagar o tributo anual de forma antecipada. Veja o passo a passo.
Licenciamento 2022: veja como pagar o tributo de forma antecipada no DF
O licenciamento 2022 é um tributo que deve começar a ser pago a partir de setembro para os veículos registrados do Distrito Federal. O tributo é anual e tem como finalizada a renovação do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
Para esse ano, o Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal, o DF, estipulou um prazo de pagamento entre os meses de setembro e dezembro, de acordo com o final da placa do carro.
Vencimento do licenciamento 2022 no DF:
Placas final 1 e 2: setembro de 2022
Placas final 3, 4 e 5: outubro de 2022
Placas final 6, 7 e 8: novembro de 2022
Placas final 9 e 0: : dezembro de 2022
É possível realizar o pagamento antecipado do tributo
No entanto, para quem desejar, é possível realizar o pagamento antecipado do tributo, através do portal de serviços do Detran da região.
Além disso, é importante ressaltar que, para que o proprietário do veículo possa quitar o licenciamento 2022, demais taxas e pendências, como o IPVA, o Imposto sobre Propriedade Veicular e possíveis multas também devem ser pagas.
Para esse ano, o valor do tributo é de R$ 87,66, independente do veículo. A emissão do boleto para pagamento pode ser feita através do portal do Detran . Para isso, é necessário ter em mãos o número do Renavam do carro.
Como pagar o Licenciamento 2022 de forma antecipada
– O primeiro passo é acessar o portal do Detran-DF;
– Em seguida selecione a opção de “Veículos”;
– Clique na aba “Consulta de veículo – débitos”;
– Informe o número do Renavam no campo solicitado;
– Clique em emitir boleto para pagamento;
– Pague o boleto do licenciamento 2022;
– Após confirmação de pagamento, já será possível emitir o documento de forma digital, bem como imprimir em folha A4, se assim desejar.
É válido reforçar que, se o licenciamento 2022 não for quitado até o prazo estipulado, haverá a incidência de juros sobre o valor do imposto.
A Zul digital explica que se o pagamento for efetuado em até 30 dias após o vencimento, haverá atualização monetária de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), somado ao juros de mora de 1% e multa de 5%.
Se o débito se mantiver passados os 30 dias da data limite, a atualização monetária será calculada do valor principal do INPC, somada à aplicação de juros de mora de 1% e multa de 10%.
Depois de 60 dias em atraso, ocorre a inscrição em Dívida Ativa. Para cada mês de atraso, são acrescentados juros de mora no valor de 1%. Mensalmente, a Secretaria de Fazenda divulga o INPC a ser usado no cálculo da atualização dos tributos em atraso.
O que acontece com quem não paga o tributo
Lembre-se que a falta de pagamento do licenciamento 2022 pode gerar prejuízos ao proprietário do veículo.
Conforme explica o Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, a falta de pagamento do tributo é considerada infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47 e mais sete pontos na CNH. Além disso, o carro será retido até que os débitos do veículo sejam regularizados.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.