A Mobiauto fez um levantamento sobre o mercado de utilitários e picapes movidas a diesel seminovos (de 2021 a 2023) e constatou que a forma “infalível” de perder dinheiro em 2024; confira!
Como perder dinheiro em 2024 com um carro?
De acordo com levantamento, o mercado de seminovos perdeu 9,48% dos preços nos três últimos anos. No mesmo período, as picapes e os SUVs a diesel depreciaram em média 15,16%, no entanto alguns passaram de 20%.
Para o economista Sant Clair Castro Jr. CEO da Mobiauto, o principal motivo é a alta do preço do óleo diesel em 2022.
“O diesel S10, que é amplamente usado por esses veículos, ultrapassou a barreira dos R$ 7,50 por litro dois anos atrás. Hoje ele está abaixo de R$ 6”, explica.
O executivo explica que frotistas e demais clientes corporativos que perderam receita com os reajustes do combustível colocaram as frotas à venda, muitas vezes com preços abaixo da tabela FIPE.
“E queimaram muitos veículos abaixo da tabela, o que, lá atrás, provocou essa alta depreciação nos preços. O que está acontecendo hoje é a cauda longa daquele fenômeno, isto é, criou-se o hábito de vender as picapes e os SUVs abaixo da tabela, o que aumenta consideravelmente a depreciação”, diz o especialista.
Apesar do cenário desanimador, Sant Clair é otimista para o futuro, uma vez que esse cenário está próximo do final.
“O delta entre a desvalorização média e a específica de SUVs e picapes a diesel já foi bem maior no ano passado, acima dos oito pontos percentuais. Hoje estamos falando de cerca de pouco mais de 5 pontos”, esclarece.
Para o executivo, é preciso ligar o alerta, principalmente para os modelos que apresentam perdas maiores.
“Quem adquiriu um Jeep Commander Overland TD380 2023 um ano atrás, hoje tem um SUV que vale cerca de R$ 80 mil a menos. É muito”, destaca o executivo.
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Veja o destaque do estudo feito com 11 marcas diferentes e 103 modelos e versões:
“Os valores assustam mais do que os próprios percentuais, se você considerar que o ticket médio desses veículos está acima de R$ 200 mil. Uma coisa é perder 10%, que foi a depreciação média no último ano em um carro de R$ 100 mil. Ele caiu pra R$ 90 mil. A outra, bem diferente, é registrar uma desvalorização de quase 30% em uma picape em que você comprou por mais de R$ 250 mil e hoje só vale R$ 180 mil!”, alerta Castro Jr.,
O executivo sugere que os fãs de picapes e SUV´s a diesel se orientem a partir do levantamento para não correrem o risco de perder dinheiro.
Veja os que tiveram menor desvalorização:
Dos veículos pesquisados, 8 deles apresentaram depreciação inferior à média de 9,48% de todo o mercado. Foram os melhores negócios, em um julgamento bem livre.