O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) divulgou o calendário do licenciamento anual de veículos referente ao exercício de 2023, que entra em vigor no próximo dia 1º de janeiro. O licenciamento 2023 é, basicamente, uma autorização para que o seu veículo possa continuar a trafegar pelas ruas e estradas livremente no próximo ano.
Trata-se de um documento de porte obrigatório e que deve ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado, sob pena de multa e perda de pontos na carteira – isso ocorre tanto no caso de o motorista não esteja portando o documento ou se ele estiver com o licenciamento atrasado.
Confira os valores do licenciamento 2023 em MS e veja o calendário
A data de vencimento do licenciamento 2023 em Mato Grosso do Sul varia de acordo com o dígito final da placa do veículo. Confira o calendário:
VEJA TAMBÉM
- Finais 1 e 2 – abril de 2023
- Final 3 – maio de 2023
- Finais 4 e 5 – junho de 2023
- Final 6 – julho de 2023
- Finais 7 e 8 – agosto de 2023
- Final 9 – setembro de 2023
- Final 0 – outubro de 2023
A taxa de licenciamento é a mesma para para todos os tipos de veículos e é regulado por meio da Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms). Neste ano (2022), a taxa ficou em R$ 205,34 – este valor pode variar em 2023 caso o governo do Estado resolva reajustar a Uferms.
O licenciamento 2023 pode ser pago em qualquer agência do Detran-MS ou na rede bancária credenciada – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, casas lotéricas, Banco Postal dos Correios e Rede Pague Fácil. A taxa também pode ser quitada por meio de aplicativos de bancos com a utilização do código de barras ou QR Code para pagamento via PIX.
Quanto custa a multa por rodar sem licenciamento?
Desde o ano passado, para segurança e comodidade dos motoristas, o documento é apresentado em formato digital, por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O motorista flagrado circulando com veículo sem licenciamento comete uma infração gravíssima. O art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê aplicação de multa de R$ 293,47. Além disso, ressalta o Detran-MS, a infração não está amparada pelo art. 270 do CTB – que dá um prazo máximo de 30 dias para que regularize e se apresente a unidade responsável, sendo autuado no mesmo momento.