Varig, Vasp e Pan Am: relembre as cias aéreas que faliram
Não é raro ver uma grande companhia aérea quebrar. Diversas gigantes, como a Varig e a americana Pan Am, deixaram de atuar por problemas financeiros.
Não é raro ver uma grande companhia aérea quebrar. Diversas gigantes, como a Varig e a americana Pan Am, deixaram de atuar por problemas financeiros irreversíveis e que culminaram na extinção das empresas. Nos últimos anos, a Avianca Brasil viveu um drama. A companhia estrou em recuperação judicial e deixou de voar em 2019.
LEIA MAIS: Conheça os 10 maiores aviões do mundo
Na galeria, relembre outras empresas aéreas que faliram ou que não atuam mais nos dias atuais.
Cias aéreas que faliram
- BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |Hawkeye UK on Visualhunt.com / CC BY-SA
- BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |Lewis Smith Photography on VisualHunt.com / CC BY-NC
- BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |San Diego Air and Space Museum Archives on Visual Hunt / No known copyright restrictions
- BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |Colin Cooke Photo on VisualHunt / CC BY-NC-SA
- BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |Hawkeye UK on Visual hunt / CC BY-SA
- Continental Airlines: fundada em 1934, ela foi uma das grandes companhias americanas. Foi comprada pela United em 2010, sendo completamente absorvida em 2012, quando seu nome deixou de ser utilizado |Deanster1983 who’s mostly off on VisualHunt.com / CC BY-ND
- Continental Airlines: fundada em 1934, ela foi uma das grandes companhias americanas. Foi comprada pela United em 2010, sendo completamente absorvida em 2012, quando seu nome deixou de ser utilizado |Aero Icarus on Visual hunt / CC BY-NC-SA
- Cruzeiro do Sul: fundada como Syndicato Condor em 1927, adotou o nome Cruzeiro do Sul em 1943. Começou a enfrentar dificuldades financeiras nos anos 1970, sendo adquirida pela Varig em 1975. Foi completamente absorvida em 1993, sendo extinta do mercado |Por Pedro Aragão – Gallery page https://www.jetphotos.com/photo/36859Photo https://cdn.jetphotos.com/full/2/71780_1046609473.jpg, CC BY-SA 3.0, Hiperligação
- Lauda Air: fundada em 1979 pelo piloto Niki Lauda, foi uma importante companhia aérea da Áustria. Foi comprada pela Austrian Airlines em 2000, deixando de existir em 2013. O Garagem360 já contou sua história, que pode ser vista aqui: https://bit.ly/2W1mUsP |M. Oertle on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
- Lauda Air: fundada em 1979 pelo piloto Niki Lauda, foi uma importante companhia aérea da Áustria. Foi comprada pela Austrian Airlines em 2000, deixando de existir em 2013. O Garagem360 já contou sua história, que pode ser vista aqui: https://bit.ly/2W1mUsP |Aero Icarus on VisualHunt.com / CC BY-SA
- Niki: outra companhia de Niki Lauda, operou entre 2003 e 2017. O texto completo da cia. está aqui: https://bit.ly/2W1mUsP |drcursor on VisualHunt / CC BY-NC-SA
- Niki: outra companhia de Niki Lauda, operou entre 2003 e 2017. O texto completo da cia. está aqui: https://bit.ly/2W1mUsP |M. Oertle on VisualHunt.com / CC BY-NC-SA
- Lloyd Aereo Boliviano (LAB): fundada em 1925, foi uma das pioneiras do continente. A Vasp comprou a companhia em 1995, e passou a ampliar os voos internacionais da empresa boliviana. Porém, após o fechamento da Vasp, a LAB encerrou suas operações em 2007 |San Diego Air and Space Museum Archives on Visualhunt / No known copyright restrictions
- Lloyd Aereo Boliviano (LAB): fundada em 1925, foi uma das pioneiras do continente. A Vasp comprou a companhia em 1995, e passou a ampliar os voos internacionais da empresa boliviana. Porém, após o fechamento da Vasp, a LAB encerrou suas operações em 2007 |M. Oertle on VisualHunt.com / CC BY
- Pan Am: uma das empresas mais importantes da história da avião, operou entre 1927 e 1991. Diversas decisões equivocadas e a baixa participação no mercado doméstico dos EUA foram fundamentais para a quebra da companhia |clipperarctic on Visualhunt.com / CC BY-SA
- Pan Am: uma das empresas mais importantes da história da avião, operou entre 1927 e 1991. Diversas decisões equivocadas e a baixa participação no mercado doméstico dos EUA foram fundamentais para a quebra da companhia |fsll2 on Visual Hunt / CC BY-NC
- Panair do Brasil: fundada em 1929, foi por muitos anos a principal cia. aérea do Brasil. Em 1965, por conta de uma determinação do governo militar, teve sua licença de voo cassada, sendo fechada. Todas suas rotas foram repassadas para a Varig e Cruzeiro do Sul |Fred Schinke on Visualhunt.com / CC BY-ND
- Real Transportes Aéreos: fundada em 1945, teve uma trajetória meteórica no mercado brasileiro. Chegou a ter 117 aviões nos anos 1950, tendo uma das maiores frotas do mundo. Porém, foi comprada pela Varig em 1961, sumindo do mercado |Brazilian National Archives [Public domain], via Wikimedia Commons
- Swissair: fundada em 1931, ela foi sucedida pela Swiss atual, deixando de voar em 2001 após uma crise financeira |BrunoGeiger on VisualHunt.com / CC BY-NC
- Swissair: fundada em 1931, ela foi sucedida pela Swiss atual, deixando de voar em 2001 após uma crise financeira |M. Oertle on Visual Hunt / CC BY-NC-SA
- Swissair: fundada em 1931, ela foi sucedida pela Swiss atual, deixando de voar em 2001 após uma crise financeira | Martin Oertle on Visual hunt / CC BY-NC-SA
- Transbrasil: criada em 1955 para transportar as carnes da Sadia, recebeu seu nome mais famoso em 1973. Ficou famosa por seus aviões coloridos, que depois foram pintados de branco com o arco-íris estilizado na cauda. Endividada, fechou as portas em 2001 |Leandro returns on Visualhunt.com / CC BY
- Transbrasil: criada em 1955 para transportar as carnes da Sadia, recebeu seu nome mais famoso em 1973. Ficou famosa por seus aviões coloridos, que depois foram pintados de branco com o arco-íris estilizado na cauda. Endividada, fechou as portas em 2001 |Aero Icarus on Visual hunt / CC BY-NC-SA
- Transbrasil: criada em 1955 para transportar as carnes da Sadia, recebeu seu nome mais famoso em 1973. Ficou famosa por seus aviões coloridos, que depois foram pintados de branco com o arco-íris estilizado na cauda. Endividada, fechou as portas em 2001 |Aero Icarus on Visual hunt / CC BY-SA
- Trans World Airlines (TWA): operou entre 1925 e 2001, quando foi comprada pela American Airlines. Chegou a ser uma das maiores empresas americanas do setor, mas passou a ter dificuldades econômicas a partir dos anos 1990 |M. Oertle on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
- Trans World Airlines (TWA): operou entre 1925 e 2001, quando foi comprada pela American Airlines. Chegou a ser uma das maiores empresas americanas do setor, mas passou a ter dificuldades econômicas a partir dos anos 1990 |Aero Icarus on VisualHunt / CC BY-NC-SA
- Trans World Airlines (TWA): operou entre 1925 e 2001, quando foi comprada pela American Airlines. Chegou a ser uma das maiores empresas americanas do setor, mas passou a ter dificuldades econômicas a partir dos anos 1990 | BrunoGeiger on VisualHunt / CC BY-NC
- US Airways: criada em 1937, era uma companhia importante dos Estados Unidos, mas deixou de existir em 2015, quando se fundiu com a American Airlines |jmiguel.rodriguez on VisualHunt.com / CC BY-NC
- US Airways: criada em 1937, era uma companhia importante dos Estados Unidos, mas deixou de existir em 2015, quando se fundiu com a American Airlines |Rosedale7175 on Visualhunt / CC BY-SA
- US Airways: criada em 1937, era uma companhia importante dos Estados Unidos, mas deixou de existir em 2015, quando se fundiu com a American Airlines |TDelCoro on Visual hunt / CC BY-SA
- Varig: a gigante do Rio Grande do Sul foi um verdadeiro símbolo da aviação brasileira, dominando o mercado por algumas décadas. Entrou em crise nos anos 2000, encerrando suas atividades em 2006, antes de completar 80 anos de história. É até hoje a única cia. brasileira a ter tido um jumbo na frota, já que operou alguns modelos do Boeing 747 entre 1981 e 1998 |Aero Icarus on Visual Hunt / CC BY-NC-SA
- Varig: a gigante do Rio Grande do Sul foi um verdadeiro símbolo da aviação brasileira, dominando o mercado por algumas décadas. Entrou em crise nos anos 2000, encerrando suas atividades em 2006, antes de completar 80 anos de história. É até hoje a única cia. brasileira a ter tido um jumbo na frota, já que operou alguns modelos do Boeing 747 entre 1981 e 1998 |Aero Icarus on VisualHunt / CC BY-NC-SA
- Varig (VRG): após a falência da cia. original, uma nova empresa, a VRG Linhas Aéreas, foi fundada. Ela foi comprada pela Gol em 2007, mas deixou de voar em 2013, quando passou a operar com a bandeira de sua empresa proprietária |Igor Pereira Santorsula on Visualhunt / CC BY-NC-SA
- Varig (VRG): após a falência da cia. original, uma nova empresa, a VRG Linhas Aéreas, foi fundada. Ela foi comprada pela Gol em 2007, mas deixou de voar em 2013, quando passou a operar com a bandeira de sua empresa proprietária |Leandro returns on VisualHunt.com / CC BY
- Vasp: criada em 1933, passou a fazer parte do governo do estado de São Paulo em 1935. Somente em 1991 voltou para a iniciativa privada, nas mãos de Wagner Canhedo. O empresário tentou expandir as rotas e comprou novos aviões, mas não conseguiu impedir a quebra da empresa. A Vasp deixou de voar em 2005, tendo a falência decretada em 2008 |M. Oertle on Visualhunt / CC BY-NC-SA
- Vasp: criada em 1933, passou a fazer parte do governo do estado de São Paulo em 1935. Somente em 1991 voltou para a iniciativa privada, nas mãos de Wagner Canhedo. O empresário tentou expandir as rotas e comprou novos aviões, mas não conseguiu impedir a quebra da empresa. A Vasp deixou de voar em 2005, tendo a falência decretada em 2008 |Aero Icarus on Visual hunt / CC BY-NC-SA
- Vasp: criada em 1933, passou a fazer parte do governo do estado de São Paulo em 1935. Somente em 1991 voltou para a iniciativa privada, nas mãos de Wagner Canhedo. O empresário tentou expandir as rotas e comprou novos aviões, mas não conseguiu impedir a quebra da empresa. A Vasp deixou de voar em 2005, tendo a falência decretada em 2008 |Aero Icarus on VisualHunt.com / CC BY-NC-SA
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.