Pode parecer estranho, mas não é tão raro assim ver aviões produzidos por marcas de carros. A última montadora a entrar no ramo foi a Honda, que também é famosa por fabricar motos, quadriciclos e motores estacionários. O HondaJet é o primeiro fruto da divisão de aviões da empresa, e voa desde 2016, quando as primeiras unidades foram entregues.
Aviões produzidos por marcas de carros
Porém, este é apenas o caso mais recente. Há diversas outras empresas que misturam o mundo automotivo com o aéreo. Confira outros exemplos na galeria especial do Garagem360.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.
-
-
BMW: a marca alemã ficou famosa por produzir sedãs sofisticados e rápidos. Porém, o seu início foi como fabricante de aviões, em 1916. Como a Alemanha foi proibida de produzir aeronaves após o final da Primeira Guerra Mundial, a marca precisou mudar de ramo, mas seguiu produzindo motores para o ramo aeronáutico. Esse passado pode ser visto até hoje no logotipo da empresa, que remete à uma hélice |Foto: Divulgação
-
-
BMW: a marca alemã ficou famosa por produzir sedãs sofisticados e rápidos. Porém, o seu início foi como fabricante de aviões, em 1916. Como a Alemanha foi proibida de produzir aeronaves após o final da Primeira Guerra Mundial, a marca precisou mudar de ramo, mas seguiu produzindo motores para o ramo aeronáutico. Esse passado pode ser visto até hoje no logotipo da empresa, que remete à uma hélice |Foto: Divulgação
-
-
General Motors: o grupo americano tentou produzir alguns caças durante a Segunda Guerra Mundial. O Fisher XP-75 Eagle chegou a ter alguns protótipos construídos, mas não foi para frente. Apesar da tentativa, o forte da GM não era fabricar aviões, então a empresa seguiu com os carros |Foto: Divulgação
-
-
General Motors: o grupo americano tentou produzir alguns caças durante a Segunda Guerra Mundial. O Fisher XP-75 Eagle chegou a ter alguns protótipos construídos, mas não foi para frente. Apesar da tentativa, o forte da GM não era fabricar aviões, então a empresa seguiu com os carros |Foto: San Diego Air e Space Museum Archives on VisualHunt / No known copyright restrictions
-
-
Fiat: a marca italiana também produziu aviões, sendo que os de combate foram utilizados até na Segunda Guerra Mundial, como o G-55 Centauro. Outros modelos, como o G.91, também foram comprados por diversos países após o final do combate. A divisão de aviões funcionou entre 1908 e 1969 |Foto: Divulgação
-
-
Fiat G-55 Centauro |Foto: fsll2 on VisualHunt.com / CC BY-NC
-
-
Fiat G.91 |Foto: _ Night Flier _ on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
-
-
Ford: a marca norte-americana chegou a ter uma divisão para fabricar aeronaves. O modelo mais icônico foi o Ford Trimotor, que era bem parecido com o Fokker F VII, e chegou a ser considerado o avião mais moderno do mundo. Com o crescimento da Boeing e da Douglas, a montadora perdeu espaço e decidiu encerrar o ramo aeronáutico |Foto: Divulgação
-
-
Ford: a marca norte-americana chegou a ter uma divisão para fabricar aeronaves. O modelo mais icônico foi o Ford Trimotor, que era bem parecido com o Fokker F VII, e chegou a ser considerado o avião mais moderno do mundo. Com o crescimento da Boeing e da Douglas, a montadora perdeu espaço e decidiu encerrar o ramo aeronáutico |Foto: Divulgação
-
-
Ford Trimotor |Foto: Michel Curi on VisualHunt.com / CC BY
-
-
Ford Trimotor |Foto: Global Jet on Visual hunt / CC BY
-
-
Honda: em 2003 a montadora anunciou o projeto do HondaJet, que seria o primeiro avião da empresa. Somente em 2015 é que a produção começou e ele passou a ser certificado para voar. Em 2017, a Anac também certificou o modelo no Brasil e ele já é vendido no mercado nacional |Foto: Divulgação
-
-
Honda: em 2003 a montadora anunciou o projeto do HondaJet, que seria o primeiro avião da empresa. Somente em 2015 é que a produção começou e ele passou a ser certificado para voar. Em 2017, a Anac também certificou o modelo no Brasil e ele já é vendido no mercado nacional |Foto: Divulgação
-
-
Honda: em 2003 a montadora anunciou o projeto do HondaJet, que seria o primeiro avião da empresa. Somente em 2015 é que a produção começou e ele passou a ser certificado para voar. Em 2017, a Anac também certificou o modelo no Brasil e ele já é vendido no mercado nacional |Foto: Divulgação
-
-
Mercedes-Benz: o grupo Daimler, proprietário da marca, chegou a ter uma divisão aeronáutica. Além disso, a montadora alemã também participou do projeto de deixar um helicóptero Eurocopter EC145 com um interior mais luxuoso, com direito a materiais utilizados nos sedãs mais refinados da empresa |Foto: Divulgação
-
-
Mercedes-Benz: o grupo Daimler, proprietário da marca, chegou a ter uma divisão aeronáutica. Além disso, a montadora alemã também participou do projeto de deixar um helicóptero Eurocopter EC145 com um interior mais luxuoso, com direito a materiais utilizados nos sedãs mais refinados da empresa |Foto: Aircaft @ Gloucestershire Airport By James on Visualhunt.com / CC BY-SA
-
-
Mitsubishi: para concorrer com a Embraer e com a Bombardier – que se fundiu com a Airbus, o Mitsubishi Regional Jet foi lançado em 2015 e tem capacidade para até 90 passageiros |Foto: Divulgação
-
-
Mitsubishi: para concorrer com a Embraer e com a Bombardier – que se fundiu com a Airbus, o Mitsubishi Regional Jet foi lançado em 2015 e tem capacidade para até 90 passageiros |Foto: Divulgação
-
-
Mitsubishi: para concorrer com a Embraer e com a Bombardier – que se fundiu com a Airbus, o Mitsubishi Regional Jet foi lançado em 2015 e tem capacidade para até 90 passageiros |Foto: Divulgação
-
-
Rolls-Royce: embora utilizem o mesmo nome, a Rolls-Royce Motors Cars pertence à BMW, sendo a responsável pelos carros de luxo, enquanto a Rolls-Royce plc é quem fabrica os motores para a aviação. Porém, até 1971, ambas eram a mesma empresa. Atualmente a marca britânica fornece motores para o Airbus A380, Boeing 787 e diversos outros modelos |Foto: Divulgação
-
-
Rolls-Royce: embora utilizem o mesmo nome, a Rolls-Royce Motors Cars pertence à BMW, sendo a responsável pelos carros de luxo, enquanto a Rolls-Royce plc é quem fabrica os motores para a aviação. Porém, até 1971, ambas eram a mesma empresa. Atualmente a marca britânica fornece motores para o Airbus A380, Boeing 787 e diversos outros modelos |Foto: Divulgação
-
-
Rolls-Royce: embora utilizem o mesmo nome, a Rolls-Royce Motors Cars pertence à BMW, sendo a responsável pelos carros de luxo, enquanto a Rolls-Royce plc é quem fabrica os motores para a aviação. Porém, até 1971, ambas eram a mesma empresa. Atualmente a marca britânica fornece motores para o Airbus A380, Boeing 787 e diversos outros modelos |Foto: Divulgação
-
-
Saab: a marca de carros teve as atividades encerradas em 2011, mas seu fim foi decretado oficialmente apenas em 2016. Porém, a divisão de aviação segue firme e forte, produzindo tanto modelos civis, como militares. A Força Aérea Brasileira fechou uma encomenda em 2013 de alguns caças Gripen NG, que serão produzidos em solo brasileiro |Foto: NielsdeWit on Visualhunt.com / CC BY
-
-
Saab 2000 |Foto: Ronnierob on Visual Hunt / CC BY-SA
-
-
Saab 9000 |Foto: liftarn on Visual hunt / CC BY-SA
-
-
Saab JA37 Viggen |Foto: Rob Schleiffert on Visual hunt / CC BY-SA
-
-
Subaru: neste caso, não foi a marca japonesa em si, mas o grupo que é proprietário da montadora. A Fuji Heavy Industries fabricou entre 1968 e 1986 o monomotor FA-200 Aero Subaru |Foto: Divulgação
-
-
Subaru: neste caso, não foi a marca japonesa em si, mas o grupo que é proprietário da montadora. A Fuji Heavy Industries fabricou entre 1968 e 1986 o monomotor FA-200 Aero Subaru |Foto: Ronnie Macdonald on Visualhunt / CC BY
-
-
Subaru: neste caso, não foi a marca japonesa em si, mas o grupo que é proprietário da montadora. A Fuji Heavy Industries fabricou entre 1968 e 1986 o monomotor FA-200 Aero Subaru |Foto: wiltshirespotter on Visualhunt.com / CC BY-SA
LEIA MAIS: Conheça a frota das companhias aéreas brasileiras