Vai viajar de carro? Saiba como usar o Google Maps para calcular o valor do pedágio
Vai viajar de carro? Saiba como usar o Google Maps para calcular o valor do pedágio, assim você economiza na hora de planejar o trajeto.
Quem vai viajar para regiões com cobrança de pedágio pode usar o Google Maps a seu favor. A ferramenta de geolocalização, permite não só chegar ao ponto A ao ponto B com facilidade, como também indica os valores de pedágio ao longo do percurso.
Com informações atualizadas junto às concessionárias das vias, Google Maps permite que quem pega a estrada se prepare financeiramente para as cobranças. Entenda como funciona!
Como usar o Google Maps para calcular o valor do pedágio?
Os valores dos pedágios no Google Maps são calculados com base em tarifas de tags de pedágio e estão disponíveis para dispositivos Android e iOS. Isso permite saber com exatidão quanto você vai pagar em um trajeto com este tipo de cobrança mesmo antes de sair de casa.
Para acessar as informações sobre pedágios siga o diretório e em seguida indique o destino desejado. O aplicativo apresenta uma estimativa dos valores dos pedágios na tela de configuração de rota.
Ao tocar na barra inferior da tela é possível ver detalhes adicionais
Você ainda pode desativar a exibição dos valores ou escolher rotas que evitem pedágios. Para isso, selecione a opção “Mudar configurações de pedágio” e definir a preferência.
As rotas sem pedágio
O Google Maps oferece, a princípio, a rota mais rápida, e isso pode incluir pedágios. Caso queira evitar essa despesa, é só acessar as configurações de rota e marcar a opção “Evitar pedágios”, assim o aplicativo sugere caminhos alternativos sem cobranças.
Mas atenção, antes de sair de casa, é possível comparar o trajeto com a cobrança de pedágio e sem a cobrança de pedágio.
Se a distância a ser percorrida aumenta muito contornando os pontos com pedágio, talvez seja melhor pagar. Além de reduzir o tempo do percurso, no final nem vale a pena, por isso é importante avaliar a opção.
Outras funções do Google Maps para quem viaja
- Rotas otimizadas com base no trânsito em tempo real
- Navegação por voz
- Informações do trânsito em tempo real
- Alertas de radares e limites de velocidade
- Opções de rotas personalizadas
- Mapa offline
- Compartilhamento de localização
- Informações sobre o transporte público.
- Previsão de tempo de viagem, distância percorrida e locais de interesse como postos de gasolina, restaurantes, hotéis, etc.
Leia também: Problemas para usar o Google Maps nunca mais – 2 truques para melhorar o GPS
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.