Urgente: Governador de SP veta isenção do IPVA para carros elétricos

Tarcísio de Freitas, governador de SP, veta projeto para isentar IPVA de carros elétricos. Entenda mais sobre o caso.

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vetou um projeto de lei que propunha a isenção do IPVA para carros elétricos. 

Tarcísio de Freitas veta isenção de IPVA em SP - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tarcísio de Freitas veta isenção de IPVA em SP – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Isenção do IPVA para carros elétricos é vetada em SP

Em contrapartida, Tercísio enviou uma à Câmara dos Deputados para isentar do imposto, os veículos movidos a hidrogênio e veículos híbridos com motor elétrico e a combustão.

O Projeto de Lei nº 1510/2023 foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (20) e será analisado pelos deputados estaduais.

Caso seja aprovada, a lei garantiria a isenção de IPVA não só para carros de passeio, mas também ônibus e caminhões movidos a hidrogênio e gás natural.

Além deles, entram no texto os veículos híbridos que utilizam o etanol. No entanto, nesses casos, o veículo não pode ter valor acima de R$ 250 mil.

De acordo com o governo, a medida visa incentivar o uso de veículos com diferentes fontes de energia para estimular o investimentos no transporte movido a energia limpa e renovável no estado.

A isenção já deve começar a valer a partir de 2024. 

ABVE condena ações do Governador

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) expressou sua decepção com o veto de Tarcísio. Segundo a entidade, essa decisão é desanimadora para as empresas que estão investindo em transporte sustentável no Brasil. 

ABVE faz nota criticando governador - Foto: Freepik
ABVE faz nota criticando governador – Foto: Freepik

Segue trecho da nota publicada pela ABVE:

A decisão do governador de São Paulo de vetar um projeto de lei da Assembleia Legislativa que propunha incentivos à eletromobilidade no Estado, substituindo-o por uma proposta que esquece os veículos elétricos, vai na contramão da via tecnológica mais promissora de combate às mudanças climáticas.

Para a ABVE, o crescente número de emplacamentos de veículos leves elétricos e híbridos nos últimos anos prova que o consumidor brasileiro aposta cada vez mais em produtos modernos e sustentáveis – daí os investimentos no setor.

Esses investimentos estão criando um conjunto amplo de empresas de veículos, componentes, equipamentos e serviços, com um número crescente de startups surgindo a cada dia.

A organização também rebateu as falas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Recentemente, o governador afirmou que carros elétricos são uma ameaça aos nossos empregos.

Quanto à fala de Zema, a entidade afirmou que o pronunciamento está em descompasso com a realidade internacional, bem como o desenvolvimento no próprio mercado nacional.

Por fim, a associação ressaltou na nota que a eletromobilidade também é compatível com o segmento de biocombustíveis. É uma forma de somar a “vocação” do país em potencializar os benefícios das matrizes de geração de energia mais sustentáveis do mundo.

Veja também: Carros elétricos estão em alta no segmento de seminovos e usados

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA