Você está pronto para ter um carro elétrico? Responda essas 5 perguntas e descubra

A popularidade dos carros elétricos está crescendo rapidamente no Brasil, impulsionada pelas montadoras chinesas, mas também pela preocupação com o meio ambiente, custos dos combustíveis fósseis e avanços tecnológicos. Mas você está pronto para ter um carro elétrico?

Para tentar saber se você tem perfil para um carro 100% elétrico, nós do Garagem360, preparamos 5 perguntas que vão ajudar na escolha. 

Você está pronto para ter um carro elétrico? - Foto: Freepik
Você está pronto para ter um carro elétrico? – Foto: Freepik

 

Você está pronto para ter um carro elétrico? 

Vamos às perguntas:

1. Qual o seu orçamento? 

O carro elétrico mais barato do país está próximo dos R$ 100 mil. E realmente eles são mais caros do que os modelos tradicionais com a mesma capacidade de propulsão. 

Com esse valor se pode comprar um robusto SUV, como o Fiat Pulse.

No entanto há vantagens dos modelos elétricos, como economia a longo prazo de recarga, manutenção e isenção IPVA, já que alguns estados zeram a alíquota (ou cobram uma alíquota menor) 

A nossa dica é: analise o valor total de investimento, incluindo impostos, incentivos fiscais e custos de recarga e veja se vale mais a pena do que a aquisição de um veículo a combustão de mesmo valor. 

2.  Quão longe você dirige? 

Costuma viajar grandes distâncias e não quer alugar um veículo a combustão ou híbrido para isso? Então, ter um 100% elétrico pode não ser para você, pelo menos no momento, uma vez que a autonomia gira em torno de 400 km. 

Enquanto a infraestrutura de carregamento não permite percorrer distâncias maiores, talvez seja melhor esperar um pouco se você faz questão de viajar com seu eletrificado. 

No mais, planeje com antecedência para viagens longas, verificando a disponibilidade de estações de recarga.

3. Onde você mora?

As grandes capitais estão mais preparadas para quem possui um veículo elétrico. Recentemente, a BYD anunciou uma parceria com a Shell para instalar 600 pontos de recarga nas principais capitais do país. 

Parece pouco? Só o tempo dirá, mas lembre-se que outras montadoras, como Volvo também tem estratégias semelhantes e em pouco tempo a nossa infraestrutura estará mais consistente. 

4. Qual o seu estilo de vida? 

Carros elétricos são ideais para quem dirige em trajetos curtos e frequentes. Se você faz viagens longas com frequência ou precisa transportar cargas pesadas, um carro elétrico pode não ser a melhor opção.

5. Você está comprometido com a sustentabilidade? 

Os carros elétricos são uma alternativa mais sustentável em relação aos modelos tradicionais, pois não emitem gases poluentes. 

Carros elétricos podem ser carregados com energia limpa - Foto: Divulgação
Carros elétricos podem ser carregados com energia limpa – Foto: Divulgação

 

Se você busca reduzir seu impacto ambiental, um carro elétrico é uma excelente escolha.

Responder a estas perguntas e considerar os fatores mencionados o ajudará a tomar uma decisão informada sobre a compra de um carro elétrico.

Qual o carro elétrico mais barato do Brasil?

É o Renault Kwid e-tech, vendido por R$ 99.990. O modelo é um subcompacto 100% elétrico com motor de  65 cv e torque de 11,5 kgfm. A bateria de 26,8 kWh 240 V Íon-lítio permite uma autonomia de pouco mais de 300 km. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar