Disponível em algumas regiões do país, os novos serviços de carona por aplicativo através de motocicletas pela Uber e 99 não estão operando na cidade de São Paulo.
Mas afinal, por que a capital paulista não está incluída no transporte por moto?
SP fora de Uber e 99 Moto
A cidade de São Paulo costuma ser uma das pioneiras em diversas novidades no segmento de mobilidade, como aconteceu com a chegada da Uber e 99 Moto.
A chegada no começo do ano passado, porém, não se transformou em um serviço popular por um motivo: o pronto cancelamento que a modalidade sofreu na cidade paulistana.
Quando a Uber e 99 anunciaram o início da operação de transporte através de motocicletas, no começo de 2023, a ideia era dinamizar ainda mais o deslocamento do paulistano.
No entanto, a prefeitura da capital, liderada pelo prefeito Ricardo Nunes, não demorou em proibir tal tipo de viagem.
Porque SP não tem Uber moto?
São Paulo não possui o serviço Uber Moto por proibição da prefeitura.
A desaprovação ocorreu, segundo o mandatário paulista Ricardo Nunes, por motivos de segurança e saúde.
Segundo o prefeito, tal atividade representa riscos elevados para a saúde pública da população local, uma vez que as taxas de acidentes envolvendo motos na capital paulista são alarmantes.
Segundo dados do Infosiga, painel de resultados do Detran-SP, em 2023, 426 motociclistas morreram da capital paulista em acidentes de trânsito.
Tem 99 moto em São Paulo?
Não. Assim como aconteceu com a Uber Moto, o serviço de transporte privado de passageiros através de motocicletas não foi autorizado na capital paulista.
As razões são as mesmas citadas acima. Dessa forma, apesar de concorrentes, Uber e 99 decidiram ‘’não comprar briga’’ com a prefeitura de São Paulo, mesmo que contrariadas pela decisão.
Serviço popular em outras regiões
Se em São Paulo o transporte de passageiros por aplicativo através de motos não é liberado, em outras localidades do país, as viagens são uma realidade.
Popular sobretudo no Nordeste, os serviços de Uber e 99 Moto estão presentes em mais de 3 mil municípios Brasil afora e representam mais uma opção de transporte dinâmico, como forma de ampliar os modais de deslocamento para a população.
Cidades como Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre utilizam a modalidade de locomoção.
Entre as empresas responsáveis pelo transporte, a 99 possui a grande maioria dos registros de atuação no país.
A operação de serviços de deslocamento com moto via app acontece no Brasil há mais de dois anos.
Você vai se interessar por: Nada de Uber ou 99: cidade em MG conta com opções locais de apps de transporte