A Uber anunciou que irá implantar uma nova modalidade de transporte de passageiros por aplicativo em Belo Horizonte-MG.
Nova modalidade da Uber em BH mal chega e já é alvo de críticas
Motoristas de táxi credenciados em BH poderão se cadastrar e passar a oferecer os seus serviços no app, a exemplo do que já ocorre em outras duas capitais estaduais. A novidade, no entanto, já virou alvo de críticas.
O serviço Uber Taxi já existia em outras praças onde a plataforma de transporte de passageiros por aplicativo atua ao redor do mundo, como por exemplo Londres e Nova York.
VEJA TAMBÉM
No Brasil, a opção chegou ao final de 2020, sendo implantada na cidade de São Paulo. Em novembro do ano passado, Salvador-BA passou a ser a segunda localidade brasileira a contar com o serviço.
Lembre-se, ainda, que o principal concorrente da Uber no Brasil, a 99, foi criada em 2012 como 99 Táxi, e desde então oferece serviço semelhante na capital paulista.
A Uber abriu o cadastramento dos motoristas de táxi em BH, mas ainda não divulgou quando pretende oferecer a opção de serviço aos passageiros mineiros. Além disso, a empresa informou que o valor das corridas de táxi deve se aproximar da modalidade Uber Black.
A mera notícia de que o Uber Taxi desembarcaria na capital de Minas Gerais provocou reações negativas na política local, agitando o legislativo municipal, e também entre motoristas parceiros da plataforma e por parte dos próprios taxistas.
Os motoristas parceiros da Uber afirmam ter investido valores altos para atender os clientes na categoria Black, em busca de aumentar sua renda. Eles se dizem revoltados com a notícia de que passarão a ter uma concorrência ainda maior na plataforma.
A indignação desses motoristas levou-os à articulação com um parlamentar da cidade. O vereador Wesley Moreira (PP) postou um vídeo em suas redes sociais, com um discurso proferido na Câmara Municipal de BH:
“Nós temos motoristas de aplicativos que fizeram investimentos acima de R$ 100 mil para poder rodar na categoria ‘black’ e aumentar a renda. Mas agora, com a colocação do táxi na plataforma, nós teremos uma grande diminuição de serviços para essa categoria”, afirmou Moreira.
“Os taxistas têm grandes vantagens em relação aos motoristas de aplicativo, tais como compra de veículos com desconto nos impostos, vagas exclusivas para embarque, desembarque, pontos de descanso, entre outros. Além de imoral, incluir a nova modalidade na plataforma seria o mesmo que inviabilizar o trabalho dos motoristas do app que não contam com outra fonte de renda”, disparou o vereador.
Sindicato dos Taxistas: “Não utilizem deste serviço”
Também em redes sociais, o Sindicato dos Taxistas de Belo Horizonte manifestou repúdio à ação e orientou os motoristas de táxi a não aderir ao aplicativo. “Estamos sendo assediados pelo nosso maior inimigo, aquele que levou muitos taxistas à depressão profunda, perderam casas e renda”, afirmou o presidente da entidade, João Paulo de Castro. “Não utilizem deste serviço”, conclamou.