Confira as dicas para saber a hora certa de trocar os pneus

A Bridgestone, fabricante de pneus em todo o mundo, e o Garagem 360 listou algumas dicas para o motorista se atentar se tratando da manutenção dos pneus. Dentre as orientações, ela adverte que os condutores devem adotar o TWI (Tread Wear Indicator) como principal indicativo a ser considerado na avaliação.

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Hora certa de trocar os pneus

O indicador está visível por meio dos ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chega ao seu limite, sinaliza que o pneu precisa ser trocado, pois poderá interferir na segurança e tornar-se passível de autuação pelas autoridades de trânsito.

“A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente”, comenta José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone.

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A quantidade de pneus a ser substituída também é um ponto de atenção. “O recomendado é trocar os quatro ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições”, explica Quadrelli.

“Caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo”, conclui o gerente geral.

Novo pneu

A escolha de um novo pneu deve considerar aspectos importantes como dimensões recomendadas pelo fabricante do veículo, tipo de utilização do veículo – uso urbano, comercial ou misto -, dentre outros.

O pneu possui informações úteis que auxiliam na identificação de seus atributos e no momento de substituição.

Desta maneira, o pneu 175/70R13 82T, por exemplo, tem 175 mm de largura de seção, e altura igual a 70% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é porque ele é diagonal. O número 82 é o índice de carga e indica que o pneu suporta uma carga de 475 kg.

Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima. A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade.

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