Confira as dicas para saber a hora certa de trocar os pneus

Notícias 16 de janeiro de 2020 Da Redação 0

A Bridgestone, fabricante de pneus em todo o mundo, e o Garagem 360 listou algumas dicas para o motorista se atentar se tratando da manutenção dos pneus. Dentre as orientações, ela adverte que os condutores devem adotar o TWI (Tread Wear Indicator) como principal indicativo a ser considerado na avaliação.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Hora certa de trocar os pneus

O indicador está visível por meio dos ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chega ao seu limite, sinaliza que o pneu precisa ser trocado, pois poderá interferir na segurança e tornar-se passível de autuação pelas autoridades de trânsito.

“A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente”, comenta José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone.

LEIA MAIS: Calibrar os pneus ajuda a economizar combustível; veja qual é a medida ideal para o seu carro
Pneus inadequados impactam no consumo de combustível e na frenagem; veja como se prevenir

A quantidade de pneus a ser substituída também é um ponto de atenção. “O recomendado é trocar os quatro ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições”, explica Quadrelli.

“Caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo”, conclui o gerente geral.

Novo pneu

A escolha de um novo pneu deve considerar aspectos importantes como dimensões recomendadas pelo fabricante do veículo, tipo de utilização do veículo – uso urbano, comercial ou misto -, dentre outros.

O pneu possui informações úteis que auxiliam na identificação de seus atributos e no momento de substituição.

Desta maneira, o pneu 175/70R13 82T, por exemplo, tem 175 mm de largura de seção, e altura igual a 70% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é porque ele é diagonal. O número 82 é o índice de carga e indica que o pneu suporta uma carga de 475 kg.

Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima. A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade.

Carros mais vendidos em 2019

Na galeria, confira quais foram os 30 carros mais emplacados no último ano. As picapes também foram incluídas no álbum de fotos, já que a Fenabrave classifica esses utilitários como comerciais leves.

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *