TRT proíbe demissões e Ford retoma parte da produção

A Ford retomou parte de sua produção no Brasil na última segunda-feira (22). As plantas de Taubaté (SP) e Camaçari (BA) retomaram a fabricação após algumas questões judiciais e acordos com sindicatos.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link

Ford retoma produção

A fabricante também foi proibida de realizar demissões em massa pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O TRT já havia entrado com uma liminar no início de fevereiro para suspender o processo de demissão. Nesta segunda-feira, a desembargadora Maria da Graça Bonança Barbosa manteve a decisão.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), a decisão do tribunal manteve a obrigatoriedade do pagamento dos salários e licenças para os profissionais da fábrica do interior paulista. A Ford também está proibida de apresentar propostas individuais aos trabalhadores e de vender o maquinário da fábrica.

Essas questões judiciais foram geradas por conta das estabilidades firmadas pela Ford com os sindicatos de Taubaté e Camaçari. Na planta paulista, o acordo prometia manter os funcionários até 31 de dezembro de 2021. Já na unidade baiana, foi assinado em 2020 um termo de estabilidade de quatro anos.

LEIA MAIS: Entenda como o fim da produção nacional da Ford impacta o setor automotivo

Opinião: 4 erros da Ford que contribuíram para o fim da produção no Brasil

Acordo

No último dia 18 de fevereiro, Ford e Sindmetau chegaram a um acordo com a direção mundial da fabricante. Ele firmou a volta da produção, que retornou com cerca de 130 funcionários e deve convocar até 330 trabalhadores até o fim desta semana.

Ao todo, a fábrica de Taubaté conta com 830 funcionários. Os que não forem convocados permanecerão em licença remunerada, com salários e benefícios garantidos, segundo o sindicato.

Em Camaçari (BA), serão 700 funcionários de volta ao trabalho pelos próximos três meses, mas o acordo pode ser prorrogado por mais um mês, segundo uma reportagem da TV Bahia, afiliada da Rede Globo.

Na próxima quinta-feira (25), a diretoria global da Ford fará uma reunião com o Sindmetau para tratar sobre o fechamento das fábricas. Esta será a primeira vez que representantes globais da empresa se reunirá com o sindicato desde o anúncio do encerramento das atividades no Brasil, em 11 de janeiro.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA