Pegar a estrada pode ser algo desafiador em certos momentos. É preciso tomar cuidado e contar com diversas precauções quando o assunto é trânsito. Além disso, economizar combustível também é uma pauta bastante pertinente, né?!
Foi pensando nisso que a VWCO trouxe um novo treinamento contendo dicas e instruções para uma condução segura e econômica de caminhões na estrada, principalmente em períodos de maior movimentação. É hora de saber mais!
Volkswagen Caminhões e Ônibus traz treinamento interessante sobre práticas econômicas de condução
Uma menção extremamente válida para os condutores brasileiros está voltada à economia de combustível. Isto é, todo mundo quer gastar menos e render mais, mas o que muita gente não faz ideia é que algumas práticas econômicas também podem garantir mais segurança no trânsito.
A fim de informar os motoristas, a VWCO, Volkswagen Caminhões e Ônibus, oferece dicas de rentabilidade e durabilidade para os veículos da marca. Ao todo, as 150 concessionárias da empresa já oferecem o treinamento de condução econômica, o que é chamado de ProfiDriver.
“As práticas de condução econômica podem fazer muita diferença não só no dia a dia do motorista, mas também em casos de longas viagens.”, explica o consultor de vendas da VWCO, Claudio Santos
O objetivo é garantir que os contribuintes das concessionárias estejam devidamente informados sobre o assunto, e assim, repassem as orientações para os motoristas. As orientações são ainda mais pertinentes para feriados e fins de semana, períodos onde há uma maior movimentação no trânsito.
Quer economizar? Veja o que é preciso para isso
Claudio Santos trouxe algumas orientações bem precisas sobre o que os motoristas devem fazer para conciliar a segurança e a economia de combustível. O consultor dividiu a orientação em 4 dicas valiosas sobre as necessidades dos veículos.
São elas:
1. Conhecer o automóvel
Conhecer o veículo é fundamental para quem vai pegar a estrada. É comum que os automóveis sofram variações de acordo com a condição que ele está, assim como possíveis necessidades que cada veículo pode ter de um modo singular.
Quando o condutor está por dentro disso, ele automaticamente está preparado para entender a melhor forma de abastecimento, de condução, e claro, o que o automóvel precisa para rodar em segurança com todos os recursos que ele oferece.
2. Sempre deixar a inspeção em dia
Pensando em viajar e ainda não levou seu veículo para a inspeção? Então, é melhor esperar um pouco mais! Normalmente, os motoristas de ônibus e caminhões rodam por milhares de quilômetros por semana, e não cuidar do automóvel pode resultar em sérios problemas.
É preciso manter um equilíbrio entre deixar o veículo na ativa e levá-lo para ser devidamente inspecionado antes de cada viagem longa. Essa simples conduta pode evitar situações como vazamento de combustível, problemas no tanque, problemas no painel, nos indicadores, nos pneus e afins.
Vale direcionar uma atenção especial para:
- os níveis de água
- os níveis de óleo
- testar o acelerador e o freio
- verificar as marchas
- verificar os cintos, airbags, e itens similares
Calma, tem mais algumas orientações!
3. Trabalhe a sua previsibilidade
Imagina só passar dias e dias planejando uma viagem, e ao chegar na via principal, perceber que o trânsito está fora do esperado. Isso vai te fazer gastar, no mínimo, muito mais combustível, além de exigir muito mais do seu automóvel.
É por isso que é preciso estudar bastante o trajeto, e conciliar isso com a previsibilidade: calcule a rota, busque informações sobre o trânsito, veja se o caminho contará com mais subidas ou retas, atente-se ao que está a sua frente.
5. Cuidados com o freio e a aceleração
Aí vai uma informação de ouro: é preciso evitar o máximo possível realizar freadas ou acelerações bruscas. Por que? Bem, além de exigir uma resposta extremamente imediata do automóvel, isso pode te fazer gastar uma alta quantidade de combustível.
“[…] Conhecer seu veículo e saber toda a tecnologia que ele oferece ao seu favor, inspecionar os itens de manutenção do veículo antes de viajar, dirigir com previsibilidade e evitar acelerações e frenagens bruscas, garantem segurança durante o trajeto”, conclui Claudio
Não deixe de conferir: Listamos os melhores carros para aprender a dirigir