Aprender a dirigir pode ser um processo complexo para muita gente, afinal, exige muita atenção e prática. É por isso que o modelo do automóvel em que uma pessoa inicia a vida como motorista é um tanto quanto importante para facilitar as etapas de aprendizado.
Isto é, existem alguns modelos específicos que prometem ser bastante interessantes para quem está aprendendo a dirigir. Além de mais confortáveis, eles também contam com características específicas que caem como boas auxiliadoras para os condutores iniciantes. Que tal saber mais sobre isso?
Como o modelo de um carro pode ser um ponto importante para aprender a dirigir?
Bem, como dito, aprender a dirigir pode ser um processo complexo para boa parte das pessoas. Antes de uma pessoa tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de forma definitiva, ela precisa se informar sobre todas as normas de trânsito locais, incluindo sobre a forma correta de manuseio do veículo.
É completamente comum que algumas pessoas levem mais tempo para aprender do que outras, visto que tudo depende da prática, da calma e fixação do que é preciso para se tornar um bom condutor. O grande ponto é que o tipo de automóvel escolhido para esse processo pode ser um divisor de águas.
Isto é, existem alguns modelos específicos que podem facilitar muito a vida de um condutor iniciante. Isso porque esses automóveis podem ser mais leves, mais confortáveis e ter uma melhor tração, o que facilita o controle e a direção.
Afinal, quais são os melhores carros para isso?
Disputando o primeiro lugar da lista entre os melhores modelos para aprender a dirigir, tem-se o Argo e o HB20. Os veículos em questão são da Fiat e da Hyundai, respectivamente, que são marcas bastante populares no mercado nacional.
Em relação ao Argo, por exemplo, as versões mais completas contam com um CVT de 7 marchas, o que faz com que o veículo seja considerado “divertido” para conduzir. Ele tem uma aceleração que
vai de 0 a 100 km/h entre 11,8 e 13,4 segundos, a depender da especificação do modelo, garantindo uma resposta rápida na partida.
Além disso, o sensor de estacionamento traseiro também é um facilitador de vidas na hora da baliza, que é tão temida por boa parte dos condutores iniciais. A suspensão elevada em relação ao solo também proporciona uma melhor passagem em quebra-molas, evitando que ele encoste no chão.
Especificações do modelo da Hyundai
Sobre o HB20, o modelo Comfort Plus TGDI 2024, por exemplo, possui uma motorização turbo, o que já é um destaque inicial. Ele conta com uma transmissão automática de 6 marchas, que pode ser extremamente útil para quem tem dificuldade em memorizar a velocidade ideal de troca de marcha na hora da condução.
A tração dianteira proporciona uma condução leve e “macia“, com uma aceleração que vai de 0 a 100 km/h em apenas 10,7 segundos. Por tratar-se de uma resposta extremamente rápida, é preciso que o motorista se atente à hora da partida para evitar que o veículo engasgue.
Onix e Honda Fit também estão na lista
O Chevrolet Onix 1.0 Turbo 2024 também cai como uma excelente opção para quem está aprendendo a dirigir. Assim como o HB20, ele já tem o destaque inicial para a motorização turbo, mas não só. O modelo vem com uma transmissão automática de 6 marchas, e com um eixo de torção na traseira, proporcionando um ótimo controle para manobras.
A aceleração de 0 a 100 km/h é ainda mais rápida que do HB20, levando apenas 10,1 segundos. É claro que o hatch não poderia deixar de vir equipado com a tração dianteira. Outro diferencial do carro são os freios, que garantem uma resposta rápida e leve para o controle da direção.
E quanto ao Fit?
Há quem diga que o Honda Fit deveria estar em primeiro lugar da lista, porém, apesar do veículo ser realmente bom, ele pode apresentar alguns problemas futuros que caem como desvantagens para os condutores.
Entretanto, ainda é uma ótima opção para quem está iniciando na condução. Isso porque o modelo vem com uma suspensão suave para rodar até mesmo em pisos irregulares, e um diferencial bastante interessante: uma ótima visibilidade traseira.
Por fim, aqueles que se interessam pelo câmbio CVT e transmissão automática podem dar prioridade à quarta geração do modelo da Honda.
Aproveite e confira: Renault vai entrar na briga do carro elétrico baratinho