Acabou o problema: Toyota terá carro elétrico com alcance de mais de mil km e recarga de 10 minutos
Conheça detalhes do novo carro elétrico da Toyota
De olho na indústria de mercado elétrico, que está a cada dia mais aquecida, a Toyota pretende criar um diferencial competitivo para os seus veículos com essa configuração. A ideia é lançar, em alguns alguns, batérias de estado sólido. Mas, quais serão os efeitos desse investimento?
Segundo um executivo da companhia, durante uma cúpula de investimentos na Índia, que aconteceu na segunda semana deste ano, trata-se de baterias que recarregam mais rápido e proporcionam mais autonomia.
O que esperar dos carros elétricos da Toyota?
Com o objetivo de brigar de igual para igual com a Tesla e rivais chineses, como a BYD, a montadora japonesa pretende melhorar significativamente a autonomia dos seus carros elétricos.
E, para tirar essa ideia do papel, a Toyota e a refinaria de petróleo Idemitsu Kosan informaram, no ano passado, uma nova parceria. Assim, será possível fabricar em massa baterias de estado sólido.
A propósito, a expectativa é que a comercialização desses produtos ctenha início em 2027 e 2028.
Dessa forma, a partir da nova tecnologia, será possível desenvolver modelos com autonomia maior, e um tempo de recarga mínimo.
O que disse o executivo da Toyota?
“Vamos lançar nossos veículos elétricos com baterias de estado sólido daqui a alguns anos”, explica Vikram Gulati, diretor da Toyota Kirloskar Motor no evento, que foi sediado na Índia.
Ele completa:
“Será um veículo que estará recarregado em 10 minutos e oferecerá autonomia de 1.200 quilômetros e a expectativa de vida será muito boa.”
Leia também:
-
Este carro elétrico tem tempo de recarga igual a uma ida ao posto
-
Melhores estados para comprar carro elétrico com isenção total de IPVA
-
Elon Musk brasileiro? Capixaba cria 1º carro elétrico do Brasil
Planos da Toyota para a Índia
Gulati explica que a fabricante japonesa tem em seu portfólio diversas opções de tecnologia sustentável. Contudo, elas variam conforme o país, o mercado e as necessidades de cada consumidor.
“No momento, para a Índia, o combustível flexível e o etanol podem ser uma opção óbvia imediatamente”, completou.
Mercado dos carros elétricos bastante aquecido
A preocupação da Toyota é justificável. Conforme noticiado pelo Garagem360, a greentech chinesa BYD assumiu o primeiro lugar de maior fabricante de veículos elétricos no mundo no quarto trimestre de 2023.
Para se ter uma ideia, ela ultrapassou a Tesla, que dominava o mercado. Esse sucesso é explicado, sobretudo, pela aceitação dos carros da marca, como o Dolphin e Seagull.
Já a Honda, anunciou um super carro elétrico que carrega em apenas 15 minutos, com lançamento mundial previsto a partir de 2026.
E, quem ganha com essa disputa, são os consumidores, que terão mais opções para adquirir um carro elétrico pelos próximos anos. Por isso, continue acompanhando o Garagem360 para descobrir os próximos lançamentos do mercado e para escolher o seu novo veículo.
Confira também: Entenda como funciona o IPVA 2024 para carro elétrico