Toyota Corolla terá produção encerrada na fábrica de Indaiatuba até 2026
Toyota vai desativar sua fábrica de Indaiatuba até 2026. Entenda o fim da produção do Corolla no Brasil e os planos para o futuro
O Toyota Corolla, um dos modelos mais icônicos da marca japonesa, está chegando ao fim de um ciclo importante no Brasil. A Toyota anunciou que, até 2026, irá desativar sua histórica fábrica de Indaiatuba (SP), onde o modelo foi produzido por quase três décadas. Decisão marca o início de uma fase mais moderna e tecnológica. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais detalhes.
Fim da produção do Toyota Corolla em Indaiatuba
A planta de Indaiatuba foi inaugurada em 1998 e, desde então, produziu todas as gerações do Toyota Corolla para o mercado brasileiro.
No entanto, com o passar dos anos, a fábrica foi ficando desatualizada. Seus processos de estamparia, soldagem e montagem ainda seguem os padrões da década de 1990, o que tornou inviável uma modernização que atendesse às novas exigências de produção de veículos mais tecnológicos e eficientes.
Para a Toyota, a decisão de encerrar a produção do Corolla em Indaiatuba está diretamente relacionada a um novo ciclo de investimentos de R$ 11 bilhões no Brasil. Esse valor será destinado à modernização industrial, ampliação da capacidade produtiva e, principalmente, à nacionalização de veículos eletrificados.
Nova planta em Sorocaba
A princípio, a Toyota optou por centralizar suas operações em Sorocaba (SP), onde a marca já fabrica os modelos Yaris hatch e sedã, Corolla Cross e, em breve, o Yaris Cross.
Além disso, a fabricante está construindo uma nova planta ao lado da atual, com 160 mil m², que será responsável pela produção do Corolla renovado, com o uso de tecnologias mais modernas e mais limpas.
Essa nova planta também abrigará a fabricação de um novo modelo, um projeto ainda não confirmado, mas que se especula ser uma picape monobloco com motorização híbrida, para competir com modelos como Fiat Toro, Ford Maverick e RAM Rampage.
Enfim, a produção dessa picape deve começar em 2026, aproveitando a modernização da planta e as novas tecnologias que estarão disponíveis.
O que isso significa para os trabalhadores e o mercado?
A transição para a nova planta em Sorocaba será gradual. A produção do Corolla será transferida ao longo de 2025, com a produção nacional do modelo começando em Sorocaba em volumes reduzidos.
A Toyota já iniciou a contratação e treinamento de novos colaboradores, e parte da equipe de Indaiatuba será realocada para o novo polo industrial.
Esse movimento de unificação da produção em Sorocaba também vai trazer uma série de benefícios operacionais, como a redução dos custos logísticos e uma maior flexibilidade para a adoção de veículos eletrificados no futuro.
Por fim, a Toyota aposta que, com a modernização da fábrica, poderá expandir ainda mais sua linha de carros híbridos e elétricos no Brasil.
Comente abaixo: você acha que essa mudança trará benefícios para o mercado brasileiro ou afetará a oferta de carros tradicionais?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.