Toyota Corolla Cross XRX 0km ou Toyota RAV4 Hybrid usado? Qual SUV é melhor?

A Toyota foi uma das pioneiras em apresentar novidades ao mercado de carros híbridos. Hoje em dia, você pode encontrar nas concessionarias da marca quatro modelos que usam este tipo de motor, inclusive dois SUVs. Custando a partir de R$ 186.490, o Corolla Cross XRX usa o primeiro sistema híbrido Flex do mundo. Porém, é possível encontrar no mercado de usados, unidades do RAV4 Hybrid (seu irmão maior) com preços semelhantes. E aí? Qual SUV é melhor?

Atualmente, o modelo 0km do SUV intermediário tem preços a partir de R$ 274.490. Porém, uma olhadinha nos sites de classificados (como o Webmotors, por exemplo), você pode encontrar unidades 2019-2020 com preços a partir de R$190 mil.

Toyota Corolla Cross XRX 0km ou Toyota RAV4 Hybrid usado? Qual SUV é melhor?

Apesar de terem um visual bastante parecido, os dois jipes aventureiros possuem histórias diferentes. Lançado no começo deste ano, o Corolla Cross é considerado o grande rival do Jeep Compass, líder do mercado de SUVs médios. Como o nome sugere, ele é baseado no carro mais vendido da montadora. Enquanto isso, o RAV4 concorre em uma categoria um pouco superior. Lançada em 2019, sua quinta geração traz um design bastante invocado.

Toyota RAV4 Hybrid Foto: Divulgação/Toyota

Um fator que une ambos é a plataforma. Corolla Cross e RAV4 foram projetados a partir da Toyota New Global Architecture. Enquanto o primeiro é fabricado na fabricado em Sorocaba-SP, o segundo é importado do Japão.

Toyota RAV4 Hybrid Foto: Divulgação/Toyota
Toyota Corolla Cross Hybrid Foto: Divulgação/Toyota

Apesar de terem tamanhos diferentes, os dois possuem como principais atributos o espaço interno que privilegia o conforto e porta-malas bastante espaçosos. O Toyota Corolla Cross é um SUV que mede: 4.460 mm de comprimento; 1.825 mm de largura; 1.620 mm de altura e distância entre-eixos de 2.640 mm. Enquanto isso, as dimensões de seu irmão mais velho são: 4.600 mm de comprimento, 1.855 mm de largura e 1.685 mm de altura.

Motorização

Pela primeira vez na história, um carro possui ao mesmo tempo um motor elétrico e um bicombustível. Este é o caso do Corolla Cross (e do sedã Corolla). Debaixo do capô está o 1.8L VVT-i 6V DOHC Flex, que tem potência de 101 cv e torque de 14,5 kgfm. Formado por ele e os motores elétricos, o sistema híbrido produz uma potência combinada de 122 cv.

Enquanto isso, o propulsor 2.5 L DOHC 4 cilindros, 16V (VVT-iE) possui injeção direta de gasolina. Seu sistema híbrido possui uma potência combinada de 222 cv de potência. De acordo com a montadora japonesa, ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 180 km/h.

Em ambos os casos, você encontrará a transmissão a CVT HEV Transaxle.

Consumo

Estamos falando aqui de dois carros que bebem pouco. A principal vantagem de adquirir um Corolla Cross é justamente poder escolher entre a gasolina e o etanol. Segundo dados do Inmetro, 17 km/l (gasolina) e 11,8 km/l (etanol) na cidade. Já na estrada, ele roda 13,9 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol).

Do mesmo modo que seu irmão menor, o Toyota RAV4 possui os seguintes números: 14,3 km/l em trechos urbanos e 12,8 em rodovias.

Equipamentos de série

A montadora japonesa fez um ótimo trabalho com os dois veículos. Tanto o Corolla Cross, quanto o RAV4 são carros bastante sofisticados. Seus pacotes de equipamentos de série são bastante completos e ambos possuem um acabamento interno muito bom.

O Toyota Corolla Cross Hybrid XRX vem de série com ar-condicionado DualZone, do banco do motorista com regulagem elétrica, computador de bordo com tela de 7″, sete airbags, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, chave com sistema Smart Entry, sistema de pré-colisão frontal, computador de bordo com tela TFT de 4,2″, direção eletroassistida progressiva, luzes diurnas, sistema de partida por botão, sistema de destravamento das portas por sensor, vidros e travas elétricas. controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, sistema de assistência ao arranque em subida, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina dianteiros, sensor de estacionamento traseiro, o alerta de tráfego traseiro.

Toyota Corolla Cross Hybrid Foto: Divulgação/Toyota

Na época de seu lançamento, o RAV4 possuía duas versões. Na configuração S, você encotrava: sete airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, bancos com partes revestidas de couro, bancos dianteiros com um sistema de ventilação (SVS),  banco do motorista com memória para duas posições, além da regulagem elétrica de seis posições, sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7” combinando com o painel de instrumentos de TFT de 7”,  sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Engine Start/Stop Button), sistema de entrada inteligente (Smart Entry System), rodas de liga leve de 18”, controle de climatização digital automático dual-zone com saída para os bancos traseiros e sistema S-flow, controle eletrônico de tração (TRC), controle de Assistência de Subida em Rampa (HAC),  Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) e Controle de Reboque e Oscilação (TSC).

Toyota RAV4 Hybrid Foto: Divulgação/Toyota

Já no modelo top de linha havia alguns mimos a mais. Este é o caso do teto solar, carregador por indução do celular, paddle-shifts e Toyota Safety Sense.

Conclusão

Assim sendo, por menos de R$ 200 mil, você pode contar com algum com um SUV híbrido da Toyota. Apesar de só poder ser abastecido com gasolina, o RAV4 é um belo upgrade, com relação ao seu “irmão”. Seu espaço interno e maior e pode levar mais coisas no bagageiro.

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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