TJ pode desbloquear CNH por dívida até que STJ determine o contrário

O TJ-SP promoveu o desbloqueio da CNH de um réu em ação de execução por quantia certa. Entenda quando pode haver bloqueio. 

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) promoveu o desbloqueio da CNH de um réu em ação de execução por quantia certa. A medida vale até julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça. Entenda quando pode haver bloqueio.

TJ pode desbloquear CNH por dívida até que STJ determine o contrário

Bloqueio de CNH por dívida ganhou relevância entre os assuntos relacionados ao trânsito (Foto: Divulgação)

TJ desbloqueia CNH

Recentemente tem ganhado destaque o tema que trata do bloqueio da CNH como forma de garantir o pagamento de dívidas em meios executivos atípicos. 

Nesse sentido, um novo desdobramento aconteceu em São Paulo, onde a 23ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) desbloqueou a CNH de um réu em Barueri, na região metropolitana de São Paulo. 

O caso, julgado em 2021, teve atualização após o desembargador José Marcos Marrone, relator do agravo, acatar pedido da defesa e suspender a decisão. 

Segundo a defesa, a decisão ultrapassou os limites legais da proporcionalidade. 

Dessa forma, o fim da restrição é válido até o julgamento do caso no Superior Tribunal de Justiça. 

Na ocasião, um novo bloqueio poderá acontecer, de acordo com o novo julgamento. 

Bloqueio da CNH 

O bloqueio da CNH pode ser realizado como forma de obrigar o réu a pagar uma dívida. 

As medidas coercitivas atípicas, no entanto, precisam ser analisadas caso a caso, para garantir alguns princípios legais como por exemplo, a razoabilidade e a proporcionalidade. 

A princípio, o  STF e o TJ de São Paulo entendem que a retenção dos documentos só pode ser feita como último recurso para garantir o pagamento de dívidas.

Assim, somente depois de esgotadas outras formas de cobranças, por exemplo, a penhora do dinheiro em contas bancárias pode ser realizada.

CNH: instrumento de trabalho

Mais do que uma permissão para dirigir, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é um documento crucial para o sustento de muita gente no Brasil. 

Caminhoneiros, motoristas particulares e motoristas por aplicativo (tanto carros quanto motos), são profissionais que precisam ter a CNH regularizada para atuar. 

Atualmente no Brasil, mais de 1,5 milhão de pessoas atuam como motorista por aplicativo, função que ganhou muito destaque no país, sobretudo após a pandemia de Covid-19.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA